Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Prefeita Cinthia Ribeiro receberá os vereadores logo pela manhã

Prefeita Cinthia Ribeiro receberá os vereadores logo pela manhã Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha Prefeita Cinthia Ribeiro receberá os vereadores logo pela manhã Prefeita Cinthia Ribeiro receberá os vereadores logo pela manhã

Nesse sábado, 1º de junho a tradição repete-se e haverá transferência da sede dos poderes Executivo e Legislativo Municipais de Palmas para o Distrito de Taquaruçu. Foi a Lei Municipal nº 28, assinada em 29 de dezembro de 1989, do então prefeito Fenelon Barbosa de Taquarussu do Porto, que permitiu a Palmas sair do papel e vir a se tornar a capital do desenvolvimento em pleno cerrado. Em memória de toda essa revolução, o Município se muda por um dia da Capital para Taquaruçu. Este ano, a partir das 8h30, será realizada intensa programação de ações e serviços no distrito pela Prefeitura de Palmas.

Às 8h30, a prefeita Cinthia Ribeiro receberá vereadores na Escola Crispim Pereira Alencar. Em seguida, haverá um momento cívico com apresentação da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Às 9h15, está previsto o início de Sessão Solene da Câmara de Vereadores. Além de anúncios e deliberações de interesse da comunidade local, haverá, durante a sessão, apresentações culturais, a exemplo do Grupo de Música Brasileira de Taquaruçu. Também está prevista a homenagem ex-presidentes da Câmara e personalidades locais.

Executivo em Taquaruçu

Às 14 horas, serão iniciados, também na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, a prestação de serviço de pastas municipais à comunidade do distrito e comunidades vizinhas, como Buritirana e Taquaruçu Grande.

As secretarias e autarquias do Município farão atendimento ao público para encaminhamentos a pedidos, recebimento de novas demandas e orientação acerca de programas e projetos existentes. A exemplo da Fundação Cultural de Palmas (FCP) que fará exibição de curtas e animações pertencentes a uma mostra alusiva aos 30 anos de Palmas. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que oferecerá orientação acerca dos programas sociais geridos pela pasta.

O Resolve Palmas manterá oito guichês para atendimento de demandas relativas à  emissão de boletos de impostos, abertura e renovação de alvarás sanitários,  pedidos de certidão de uso de solo e alvará de construção, protocolo de pedidos de licenças ambiental, atualização de cadastro habitacional e consulta a informações relativas a multas de trânsito. Também haverá registro a pedidos de transferência de titularidade de unidade consumidora através da BRK Ambiental e emissão de segunda vida de carteira de passaporte urbano e crédito de passes de transporte urbano coletivo pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb).

A Secretaria de Saúde (Semus) oferecerá atendimentos de saúde no Centro de Saúde, teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites virais e testes rápidos de leishmaniose visceral canina, vacinação antirrábica em cães e gatos.

Mais ações e serviços

A Agência de Turismo de Palmas (Agtur) e o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empresário (Sebrae) divulgarão o Projeto de Reestruturação Turística de Taquaruçu e apresentação de ações/etapas já desenvolvidas no segmento. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fará a consulta gratuita de restrições cadastrais em serviços de proteção ao crédito, a associação de empresários locais e lojistas sem cobrança de taxa de adesão e ainda oferecerá desconto na emissão de certificado digital, que consiste na identificação eletrônica necessária para emissão de nota e assinatura com validade jurídica.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) receberá demandas locais de moradores e comunidades da região. Enquanto isso, a Fundação de Meio Ambiente (FMA) fará divulgação de seus serviços, a exemplo do trabalho desenvolvido no Viveiro Municipal e do programa Renova Palmas, que fará no local troca de óleo de cozinha por mudas de espécies nativas. O Palmas Solar, da Secretaria Extraordinária Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), fará divulgação dos benefícios fiscais do programa a pessoas físicas e jurídicas e divulgação do conceito de energia limpa em empresas do distrito.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) fará esclarecimento aos pais sobre funcionamento da rede municipal de Educação e o Procon Municipal fará ainda orientação ao consumidor sobre relações de consumo, atendimento preliminar de demandas conflituosas entre consumidor e prestadores.

Os atendimentos se estenderão até as 18 horas, quando haverá inauguração da Feirinha de Taquaruçu na Praça Maracaípe.