Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Tocantins vacinou pouco mais de 80% do público prioritário

Tocantins vacinou pouco mais de 80% do público prioritário Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil Tocantins vacinou pouco mais de 80% do público prioritário Tocantins vacinou pouco mais de 80% do público prioritário

A campanha nacional de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira, 31, e o Tocantins ainda não cumpriu a meta de vacinação. No estado foram vacinados 80,80% do público prioritário, formado por idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e professores. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cada grupo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2018 foram confirmados 33 casos de influenza, sendo: 28 casos de Influenza A (15 H1N1, 8 H3N2 e 5 A não subtipada) e 5 Influenza B. Nesse período ocorreram sete óbitos. Já neste ano, até o dia 4 de abril, foram notificados 169 casos e destes 24 foram confirmados de influenza, sendo 15 casos de influenza A H3N2 e nove de Influenza B. Duas pessoas morreram por influenza A H3N2. Uma terceira morte está em investigação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da segunda-feira, 3 de junho, as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para a população em geral.

Palmas

A capital também ainda não alcançou a meta de vacinação. Apenas 88,4% das pessoas do público alvo foram vacinadas em Palmas, o equivalente a 58.140 indivíduos. A meta era de alcançar  65.165 pessoas no município.