Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Posts publicados pelos dois políticos nesta terça; o primeiro a se manifestar foi Amastha (Reprodução/ Twitter)

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) e o ex-prefeito da capital Carlos Amastha (PSB) trocaram indiretas na rede social Twitter nesta terça-feira, 4, mostrando mais uma vez um racha definitivo entre os dois políticos que anteriormente foram aliados.

O primeiro a se manifestar foi Amastha, que escreveu em sua rede social: “Bom dia Tocantins. Triste com o deterioro [sic] da saúde pública. Em Palmas tínhamos atingido níveis de excelência. Mostrando que serviço público pode e deve ser de qualidade. Agora não conseguimos atingir uma simples meta de vacinação. Pena. Falta gestão”.  O ex-gestor referia-se à vacinação contra gripe encerrada na última sexta-feira, 31, na qual o município de Palmas conseguiu vacinar 88,4% do público prioritário, o equivalente a 58.140 indivíduos. A meta era de alcançar 65.165 pessoas no município.

A prefeita, por sua vez, rechaçou e publicou uma mensagem indireta, mas claramente em resposta à Amastha: “No fantástico 'Mundo de OZ' muita magia fazia o estranho universo ser quase perfeito. Enquanto isso Dorothy seguia o caminho, procurando respostas além do arco-íris. Ainda bem, que Palmas não é OZ e a era do faz de conta acabou. Não vamos perder a linha, nem o foco. Simples assim!”

O evidente desencontro político entre Cinthia e Amastha não é recente. No último dia 29, durante o anúncio de obras de infraestrutura na capital com recursos de um empréstimo internacional, a prefeita disse que não herdou “a prefeitura tão equilibrada assim e as contas tão redondinhas como foi dito”. Ela também criticou indiretamente os métodos do ex-prefeito que aumentou tributos de forma exorbitante durante sua gestão gerando muita polêmica e insatisfação da população na época. 

Cinthia ainda lembrou na oportunidade que, já durante sua gestão, a arrecadação de impostos como o IPTU, por exemplo, aumentou, sem majoração da alíquota para o contribuinte.

Mais tarde no mesmo dia Amastha e aliados, como o vereador Thiago Andrino (PSB), publicaram posts em redes sociais mencionando que as obras que Cinthia anunciara eram mérito de articulação do ex-prefeito na concessão de recursos.