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Ciência & Tecnologia

Se você lida com a internet, então você sabe das facilidades, vantagens e, claro, da utilidade de serviços de e-mail. Através dos serviços de mensagens eletrônicas, é possível se comunicar com o mundo inteiro, receber novidades e atualizações dos seus periódicos favoritos e, claro, ter acesso a um imenso mundo de oportunidades.

Mas, junto com os e-mails, há uma série de perigos e riscos aos usuários. Há vários hackers que usam e-mails para enviar malwares e links maliciosos para, assim, comprometer a integridade dos dados dos usuários. E, além disso, há os riscos de lidar com vários e-mails falsos.

Mas, o que é um e-mail falso e como identificá-los? É o que você vai aprender nesse artigo.

O que é um e-mail falso?

E-mails falsos são mensagens recebidas de endereços eletrônicos maliciosos, com conteúdos perigosos ao usuário que os recebe. Eles também são chamados de e-mail scams e phishing scams e são uma das formas mais convencionais de hackers tentarem obter dados sensíveis dos usuários ou até mesmo corromper a funcionalidade de seus dispositivos.

Em geral, a maioria dos hackers envia e-mails falsos com conteúdos maliciosos para tentar conseguir informações do usuário como dados bancários, senhas informações de login de plataformas específicas (como sites de plataformas de games ou redes sociais, por exemplo) e outras informações e arquivos.

Casos exemplares de golpes por e-mails

Quando pensamos em roubos e golpes, a primeira imagem que vêm à nossa cabeça é a de um assalto armado, ou de uma ameaça física e direta à nossa integridade e à integridade dos nossos bens. Mas, na realidade de um mundo cada vez mais interconectado é bem diferente disso.

Há muitos exemplos de golpes virtuais que são aplicados por meio de e-mails maliciosos. Golpistas enviam mensagens aos usuários simulando situações comuns como pagamento de dívidas, boletos em atraso, questões com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e bancos, etc.

Por exemplo: você recebe um e-mail afirmando que precisa pagar uma taxa para que o seu nome não seja enviado ao SPC, bloqueando seu crédito. Você acredita, paga a suposta taxa e, claro, entra para as estatísticas de vítimas de golpes virtuais.

Há muitos e-mails maliciosos que simulam dívidas e pagamentos de bancos, por exemplo. Mas, com alguns procedimentos simples, é plenamente possível evitar esses riscos.

Procure informações com as instituições apropriadas

Enviar cobranças e exigir informações pessoais por e-mail não é procedimento de instituições bancárias e governamentais. Se você tem pendências com algum desses órgãos, empresas ou entidades, essas questões serão enviadas por correspondência física (serviço dos Correios) ou por alguma forma de contato oficial da instituição.

Se você quer ter certeza sobre dúvidas e pendências com o banco, procure o seu banco, de preferência pessoalmente. Converse com seu gerente. Se há alguma questão para se resolver com órgãos do governo, procure esses órgãos. Não dê informações pessoais nem faça pagamentos sem antes ter certeza sobre a idoneidade dessas cobranças.

Se você recebeu qualquer cobrança por meio de e-mails, principalmente bancos ou instituições governamentais, então você deve considerar isso como um golpe e procure se informar pelos canais adequados.

Verifique o nível ortográfico da mensagem

Parece uma dica simples, mas verificar o nível de escrita das mensagens de um e-mail é uma dos melhores conselhos para identificar golpes e fraudes virtuais. Em geral, a maioria dos e-mails enviados por golpistas contém erros de ortografia, gramática, concordância – em suma, um nível ruim de escrita.

Pense bem: instituições bancárias, órgãos do governo e grandes empresas possuem setores inteiros para cuidar de suas relações públicas e comunicação. Como é possível receber supostos contatos desses grupos com níveis tão ruins de escrita?

Leia as mensagens cuidadosamente e procure por inconsistências na mensagem. Se você não tem muito conhecimento sobre normas da escrita culta, é fácil achar sites e ferramentas para verificar a ortografia das mensagens.

Cuidado com links e sites falsos

Se o e-mail contém links, tenha cuidado redobrado. Muitas vezes, eles te levam para sites falsos que simulam quase que perfeitamente os sites originais. Por exemplo: você recebe uma cobrança do seu banco e o link te leva para um site aparentemente idêntico ao original. Isso pode ser terrível para usuários mais distraídos e incautos.

Não insira dados pessoais como número de identidade, CPF, dados da conta bancária e outras informações particulares nesses sites. Procure saber se o link é real – há ferramentas online próprias para isso. E, como sempre é bom repetir, se informe diretamente com sua instituição bancária.

Use um provedor VPN

Outra dica muito importante é usar um provedor VPN (Virtual Private Network – rede Privada Virtual). Mas, o que é um VPN? É um recurso que garante maior integridade à sua rede e limita as ações de hackers, criptografando seus dados e dando proteção extra ao seu e-mail.

Os provedores VPN “blindam” sua rede contra usuários maliciosos, tornando os dispositivos conectados à sua rede protegida por um provedor VPN menos vulneráveis a malwares e ações de hackers.

Além de todas as dicas que citamos aqui, a melhor proteção é você. Seus comportamentos virtuais e seu cuidado serão suas maiores ferramentas contra golpes desse tipo.