Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quinhentos e setenta alunos distribuídos em 27 escolas da rede municipal de ensino de Palmas estão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019, que será realizada no dia 28 de setembro, às 14h30. Os locais onde serão aplicadas as provas serão divulgados no dia 27 de agosto. Já a lista dos premiados na 2ª fase será divulgada no dia 3 de dezembro de 2019. Os nomes dos alunos classificados para a 2ª fase pode ser consultada no site da olimpíada.

Conforme a Obmep, a 2ª fase será composta por prova discursiva contendo seis questões, diferenciadas por níveis, aplicada em locais escolhidos pela organização da competição. Participam dessa fase apenas os alunos classificados na 1ª fase, segundo os critérios descritos no Regulamento.

A Obmep premiará separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Serão concedidas 6.500 medalhas para alunos de escolas públicas (500 ouro, 1.500 prata e 4.500 bronze) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Já para estudantes de instituições particulares serão concedidas 975 medalhas (75 ouro, 225 prata e 675 bronze) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem a oportunidade de participar de programas de iniciação científica.

A competição

A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estímulo do ensino da matemática por meio de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.