Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: João Di Pietro

Foto: João Di Pietro

Na Consulta Pública sobre os programas e ações prioritárias no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, a população dos 13 municípios da região Noroeste afirmou o desejo de ver a Saúde recebendo atenção especial nos próximos quatro anos. O evento, realizado pelo Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria da Fazenda e Planejamento, ocorreu na cidade de Colinas do Tocantins, na Escola Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros.

Qualificar a rede pública hospitalar nos serviços de urgência e emergência com ampliação da oferta de leitos de UTI, UTI Neonatal, reabilitação, integrando assistência hospitalar com uma política de tratamento em domicílio articulada com a atenção básica por meio de eficiente regulação foi apontada como a ação mais relevante em votação  realizada após argumentações sobre o que é importante e necessário ao desenvolvimento socioeconômico da região.

Ao elencar programas e ações dentro dos seis eixos temáticos do Governo para o período de 2020/2023, as prioridades definidas foram as seguintes:

Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos - Assegurar o repasse financeiro para a oferta dos serviços e benefícios na proteção básica e especial.

Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Valorizar os profissionais da educação.

Estrutura Produtiva e Sustentabilidade Ambiental - Fortalecer a gestão da política estadual de educação ambiental, ampliando a rede de assistência técnica a agricultura familiar com técnicas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

Gestão Pública, Participação Social e Diálogo Federativo - Apoiar os municípios na regularização fundiária urbana e rural.

Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Redes de Cidades - Ampliar o investimento e estabelecer parcerias com os municípios para a manutenção de estradas vicinais.

Participaram das atividades em Colinas do Tocantins representantes de Arapoema, Bandeirante, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Palmeirante, Pau D’Arco, Presidente Kennedy e Tupiratins.

Os participantes definiram uma prioridade em cada eixo e, posteriormente, escolheram a mais urgente, a chamada prioridade das prioridades. Todas as ações, depois de passarem por avaliações de viabilidades técnicas e financeiras poderão integrar o PPA, que é o documento que prevê como o Governo irá investir o dinheiro público nos próximos quatro anos.