Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Moradores da zona rural de Arraias, a cerca de 400 quilômetros de Palmas, estão isolados por causa de uma estrada vicinal em péssimas condições. Segundo Joaquim Francisco Machado, que mora em uma fazenda na zona rural, a estrada está intrafegável. “Quando chove fica impossível de passar transporte por aqui”, diz.

O maior problema é com relação às crianças que estão perdendo aula porque o transporte escolar não pode passar pela estrada. Francisco tem 3 filhos que estudam na comunidade Canabrava, localizada a 20 km de onde ele mora e vizinha do quilombo Lagoa da Pedra. Segundo ele, as 3 crianças estão faltando à escola. “O ônibus escolar não consegue passar para levar os meninos para estudar e eles estão perdendo aula”, afirma Francisco.

Intrafegável, estrada na zona rural de Arraias está repleta de atoleiros (Foto: Divulgação/ moradores)

A estrada é de chão e segundo os moradores, há pelo menos 2 anos não passa por nenhuma recuperação. Além dos buracos e das péssimas condições em geral, o maior problema são os atoleiros. Sempre que chove grandes poças de lama se formam, tornando-se atoleiros que tornam a estrada intrafegável.

“Nós já conversamos com vereadores, com o próprio prefeito e fomos até no Ministério Público, mas nada foi feito até agora. Por ser uma estrada vicinal a responsabilidade é da prefeitura. A reportagem do Conexão Tocantins tenta contato com a administração para saber o que será feito no caso.