Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grande encontro da cultura afro-brasileira já tem nova data no Sesc Porto Nacional. A XIV Noite Cultural da Unidade Sesc terá apresentações de Maculelê, Puxada de Rede, Jogos de Capoeira, Samba de Roda e o tradicional batizado com as trocas de cordas, a partir das 18h deste sábado, dia 16 de novembro, na quadra poliesportiva da Unidade, que fica no setor Novo Planalto. O público alvo são os alunos de capoeira e adolescentes na faixa etária entre 07 e 14 anos. 

O objetivo da Noite Cultural é promover a cultura brasileira, visando à socialização do grupo de capoeira da Unidade Sesc local, com o público presente no evento. Busca também conscientizar a todos da importância da Cultura como ferramenta vital na formação dos cidadãos. 

A programação contará com apresentações de danças afro brasileiras, como Maculelê, Puxada de Rede, Jogos de Capoeira, Samba de Roda e o tradicional batizado com a troca de cordas. A previsão é de que o evento reúna cerca de 250 capoeiristas de várias cidades do Tocantins. O evento tem o apoio do grupo Capoeira Raízes. A entrada é gratuita. 

A Noite Cultural contará com a participação do Mestre Onça, de São Paulo (SP), Mestre Tatú, de Brasília (DF), Mestre Camuarú, de Teresina (PI), Contramestre Sergipano, de Anápolis (GO), além da participação do professor Thaison, de Brasília (DF). E ainda terá também as participações de diversos grupos de Capoeira do Estado do Tocantins, conforme a seguir:

Palmas

Grupo Candêias – Professor Calango; Grupo Nagô – Contra Mestre Jacarandá; Grupo Luanda – Contra Mestre Batalha; Grupo Abolição – Mestre Bizoro; e Grupo Chapada dos Negros – Mestre Aranha.

Paraíso do Tocantins

Grupo Raízes – Contra Mestre Massa Bruta.

Barrolândia

Grupo Tradição – Mestre Saci.

Porto Nacional

Grupo Raízes – Mestre Gamela; e Grupo Liberdade – Mestre Penugem.