Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma das principais companhias de dança do Estado, o Balé Popular do Tocantins realiza, neste final de semana, o espetáculo ‘Notáveis’. A apresentação marca o encerramento das atividades do grupo em 2019 e será realizada, entre esta sexta-feira, 6, até o próximo domingo, 8, no teatro do Centro de Atividades do Sesc, na quadra 502 Norte, em Palmas. 

No palco, o público poderá acompanhar coreografias de estilos variados de dança, envolvendo Balé Clássico, Jazz, Dança Contemporânea e Danças Urbanas. As apresentações contam com a direção dos professores Diego Neves, Elton Fialho, Fernando Faleiro, Giorgya Justy, Jefferson Marques, Maicon Cardoso, Márcia Sommer, Renata Souza, Vanessa Sousa e Verena Schultz.

O espetáculo ‘Notavéis’ estreou em novembro no Theatro Fernanda Montenegro, no do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Com sessões lotadas, a plateia acompanhou atenta as apresentações que homenagearam personalidades da cultura local, nacional e mundial, como Dona Raimunda Quebradeira de Coco, Carmen Miranda e a ativista paquistanesa vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.

“Em cada dia do espetáculo são apresentadas coreografias homenageando personalidades diferentes. Ao todo, serão mais de 50 coreografias, somando os três dias de espetáculo. Vamos trazer memórias para o público, de quem foram essas pessoas que marcaram época. Essa é a palavra que define o espetáculo: memória. Memória e valorização dessas personalidades que marcam, com seu legado, o mundo até hoje”, completou o professor e coreógrafo Jefferson Marques.

Apresentações

As apresentações do espetáculo ‘Notáveis’ serão realizadas no teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas, de sexta a domingo, sempre em duas sessões: 18h30 e 20h30. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro e custam 1 Kg de alimento não perecível.

Na sexta-feira, 6, o grupo de dança realizará um ensaio geral do espetáculo, entre 14h e 17h. No sábado, 7, e domingo, 8, o ensaio será feito entre 8h e 12h.

Elizângela

Ainda na sexta-feira, o núcleo da Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso apresentará as coreografias para os estudantes da unidade de ensino. A apresentação será realizada a partir das 16h, no auditório da escola.

Balé Popular

O projeto do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, Colégio Militar de Palmas – Unidade II, Escola de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.