Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ademir dos Anjos

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) visitou terça-feira, 21, umas das sete clínicas credenciadas para realizar as cirurgias na capital e acompanhou de perto todo o procedimento cirúrgico que está melhorando a vida dos tocantinenses.

Em sua passagem pela clínica, a senadora conversou com pacientes, ouviu depoimentos e tranquilizou a população. “Sabemos da importância dessas cirurgias na vida de quem está precisando enxergar e estamos levando esse benefício a todos os 139 municípios do Tocantins. Vamos fazer as cirurgias de urgência primeiro, mas quero tranquilizar a população que até o final do ano de 2021 iremos zerar essa demanda acumulada há mais de 15 anos, aqui no Tocantins”, ressaltou a senadora.

Mais de 500 pessoas já foram operadas em apenas dois meses de atuação do programa “Tocantins – Catarata Zero”, da senadora Kátia Abreu. A previsão é que, em até 90 dias, sejam realizadas aproximadamente 6 mil cirurgias em todo o Estado.

Palmas é o município regulador das cirurgias na região central do Tocantins e atenderá mais 37 cidades. Esses municípios já estão encaminhando pacientes para fazer a cirurgia de catarata na Capital. São moradores de cidades como Goianorte, Recursolândia, Guaraí, Miracema, Santa Tereza, Novo Acordo, Miranorte e Colmeia que já comemoram a realização do sonho de voltar a enxergar.

A previsão da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas é que mais de dois mil procedimentos sejam realizados pelo programa até o final de março.