Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

José Roberto Forzani, presidente regional do PT

José Roberto Forzani, presidente regional do PT Foto: Divulgação

Foto: Divulgação José Roberto Forzani, presidente regional do PT José Roberto Forzani, presidente regional do PT

O presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado estadual José Roberto Forzani (Zé Roberto), afirmou ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 27, que o objetivo do partido em 2020 é ter candidaturas próprias em 53 municípios, incluindo a capital, Palmas, Araguaína e Gurupi.

Segundo Zé Roberto, apesar de já ter nomes de pré-candidatos a algumas prefeituras definidos, o foco no momento é estruturar diretórios locais e na composição das chapas de vereadores. “Queremos eleger de 10 a 15 prefeitos e pelo menos 180 vereadores”, afirmou o presidente.

Gurupi

Entretanto, entre as principais cidades, o único pré-candidato confirmado é o professor Sávio Barbalho em Gurupi. Barbalho foi presidente da Fundação Unirg e é o nome do partido para o pleito de outubro naquele município.

Araguaína

Já quanto a Araguaína, o PT tem pelo menos quatro pré-candidatos. “Por lá vamos ter que realizar prévias”, disse Zé Roberto. Já colocaram o nome à disposição do partido Leonildo Dias, Valdirene Cesário, Oliveira Martins e Leador Machado.

Palmas

Quanto ao nome para disputar a prefeitura da capital pelo partido, Zé Roberto diz que a questão ainda não foi definida. “Por enquanto estamos com o companheiro Vilela [João Helder Vilela], mas também tem o companheiro Mourão [Paulo Mourão]. Ele é filiado em Porto Nacional, mas pode disputar por aqui [Palmas]. Então queremos fazer tudo com muita calma. Temos bastante tempo ainda para definir”, garantiu Zé Roberto

Raul Filho

Questionado quanto às especulações de que o PT estaria sondando novamente o ex-prefeito de Palmas Raul Filho para filiar-se ao partido, Zé Roberto disse que as conversas são reais. “Já tivemos conversas com o Raul, não só de hoje mas desde o ano passado. A Solange é companheira nossa. Provavelmente será candidata a vereadora, e temos conversado com Raul. O PT tem condições de recebe-lo”, afirmou.

Uma vez no partido, Raul Filho seria o pré-candidato mais provável à disputa pela prefeitura de Palmas. A reportagem tentou contato com o ex-prefeito, mas as ligações não foram atendidas.