Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O delegado representante do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado do Tocantins (SINPRF-TO), Edilez Brito, reuniu-se na Prefeitura de Guaraí/TO na tarde desta última segunda-feira, 2, com o chefe da unidade local, inspetor João Paulo Barreto Lustosa, o assessor parlamentar da PRF, inspetor Marcos Valério, representando o superintendente regional, inspetor Hallison Melo, a diretora do Hospital Regional de Guaraí, Consuelo Julião, e a prefeita da cidade, Lires Ferneda.

Na pauta do encontro foram tratadas questões ligadas à estrutura, sinalização e iluminação da rodovia BR-153, no perímetro urbano de Guaraí, tendo em vista que neste local há um crescente número de acidentes envolvendo não só condutores de veículos automotores, mas, também, pedestres e ciclistas. Nos últimos três anos os acidentes nesse trecho de perímetro urbano representaram mais de  50% de todos os acidentes atendidos pela Unidade da PRF em Guaraí, considerando a sua circunscrição.

O delegado-representante, Edilez Brito, entende que a iluminação no perímetro urbano é um dos fatores, dentre outros, que proporciona aumento na segurança do tráfego de veículos, dos transeuntes e até da integridade dos policiais que atuam no local, além de inibir praticas delituosas. Brito sugeriu também que as lombadas fossem feitas de forma a contemplar e reduzir a velocidade concomitante nos dois sentidos da via sempre antes dos trevos/cruzamentos. Na configuração atual as rampas estão situadas antes de um trevo/cruzamento para um sentido da via porém não o está antes para sentido da via contrária.

Na próxima semana os gestores irão a Brasília com o intuito de buscar, junto aos parlamentares federais do Tocantins, apoio no sentido de garantir esse benefício para os munícipes e para os profissionais da área de segurança/fiscalização.