Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Unidade Armazenadora (UA) de Araguaína (Foto: Divulgação)

O Governo Federal fechou a Unidade de Abastecimento (UA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Araguaína/TO. Nesta quarta-feira, 4, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) o extrato de contrato com uma empresa de transporte que deverá levar o restante do milho armazenado no galpão de Araguaína para a unidade da Conab de Imperatriz/MA.

Em funcionamento desde 1978 - tendo passado da antiga Cobal para a Conab com a fusão das empresas -, a UA de Araguaína foi uma das 27 unidades da Conab que entraram na mira do Governo Federal sob risco de serem fechadas desde o ano passado.

Representante da região norte do Tocantins no Congresso Nacional, o deputado federal Tiago Dimas (Podemos) comentou o fechamento. “O milho subsidiado ficou mais longe de quem precisa. Espero que o governo federal e a Conab tenham sensibilidade e criem mecanismos que possam diminuir o impacto a esses agricultores, maioria simples e humilde, tornando a compra em Imperatriz inviável/Sigo acompanhando a questão!”, escreveu o parlamentar no Twitter.

Com capacidade para 1,2 mil toneladas de milho, o armazém de Araguaína armazenava grãos destinados à comercialização com pequenos criadores de animais, por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Na região, o programa viabilizava principalmente o acesso de criadores rurais de pequeno porte de animais e micro agroindústrias aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio de vendas diretas e a preços compatíveis com os praticados nos mercados atacadistas locais.

O Conexão Tocantins solicitou informações a respeito do fechamento da Conab em Araguaína ao Ministério da Agricultura e aguarda resposta.

Extrato de contrato para transporte do milho restante publicado no Diário Oficial da União