Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Diretoria do Sinpol visitou delegacias no Bico e constatou falta de EPI's (Foto: Reprodução/ Facebook)

Agentes da Polícia Civil do Estado do Tocantins estão trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPI’s) que possam reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavirus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. A situação seria mais grave na região do Bico do Papagaio, norte do Estado, onde, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol) a maioria das delegacias não conta com máscara de proteção, luvas, e álcool em gel para higienização das mãos. A distribuição desses materiais para as delegacias é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

Segundo a presidente do Sinpol, Suzi Francisca da Silva, na maioria das delegacias da região do Bico, os policiais estão trabalhando totalmente desprotegidos e sujeitos à contaminação. Naquela região 6 policiais civis já contraíram a Covid-19. Um deles, da cidade de Araguatins, está em estado grave internado no Hospital Dom Orione em Araguaína com 80% do pulmão comprometido e entubado, segundo a presidente.

As constatações foram feitas durante uma ação da diretoria do Sinpol de distribuição de máscaras nas delegacias do interior do estado. “A gente começou também a fiscalizar se a secretaria estaria entregando os EPI’s. Notamos que na grande maioria eles estão entregando sim, mas temos as delegacias do Bico do Papagaio que estão totalmente desabastecidas. Sem máscaras, sem álcool em gel… não está chegando lá”, afirmou a presidente.

De acordo com o Sinpol, as delegacias de Axixá, Aguiarnópolis, Sítio Novo, Carrasco Bonito, São Sebastião e outras estão totalmente desabastecidas de EPI’s, ou o material que chega não seria suficiente para o trabalho dos agentes. Em Tocantinópolis, somente a central de flagrantes conta com o material de proteção. Já em Araguatins, segundo o sindicato, a prefeitura tem feito a limpeza e desinfecção da delegacia, mas também falta EPI’s distribuídos pela SSP.

Ação judicial

Já tramita na justiça uma ação do Sinpol que pede ao Estado do Tocantins que forneça os EPI’s aos policiais. Segundo Suzi, recentemente o juiz responsável solicitou que o sindicato informe como está a situação das delegacias no interior do estado. A ação ainda não foi julgada.

O Sinpol também distribuiu 3 mil máscaras de proteção aos agentes da Polícia Civil, e álcool em gel. “Nosso ato é singelo, porque a obrigação de distribuição desses materiais é da secretaria”, finalizou.

Secretaria Informa 

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informa que, para assegurar a prevenção à Covid-19 e a devida proteção dos servidores, acaba de reforçar o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e, por meio de uma ata registro de preços, adquiriu e já recebeu 500 galões de 5 litros de álcool gel 70 graus, 2.489 frascos de álcool gel 420 gramas, 100 galões de cinco litros de sabonete líquido e 2 mil unidades de 500 ml de limpadores multiuso limpeza pesada.

Segundo a SSP, todo o material garantirá a salubridade das unidades e preservará a saúde dos servidores nas unidades da Capital e nas oito regionais da Polícia Civil e também da Superintendência da Polícia Científica (Perícia Criminal, Instituto Médico Legal e Instituto de Identificação). 

Somam-se aos EPIs adquiridos, segundo a SSP, a doação de cinco mil máscaras reutilizáveis realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins à Secretaria da Segurança Pública; a doação de 400 máscaras da Secretaria de Cidadania e Justiça e a doação pela Secretaria de Estado da Saúde de 150 máscaras N95 reutilizáveis para uso servidores do Instituto Médico Legal (IML).

Ainda segundo a SSP, a Polícia Civil tem se empenhado em buscar apoios e, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, a Prefeitura Municipal está organizando uma desinfecção das unidades da Polícia Civil no município. Ao mesmo tempo está sendo buscada a disponibilização de desinfecção para as demais unidades que precisem do serviço. (Atualizada às 18 horas)