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Em mensagem gravada em vídeo recentemente, membros e servidores orientam assistidos

Em mensagem gravada em vídeo recentemente, membros e servidores orientam assistidos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em mensagem gravada em vídeo recentemente, membros e servidores orientam assistidos Em mensagem gravada em vídeo recentemente, membros e servidores orientam assistidos

O Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins, elaborado diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde, mostra nesta segunda-feira, 8, que já são mais de 5,8 mil casos acumulados da doença em todo o Estado e o número de pessoas que morreram vítimas da doença não para de crescer: na última segunda-feira, 1º, eram 76 vítimas fatais; hoje, já são 108, um aumento de 42,1% em apenas uma semana. Considerando esses dados, e que eles representam, sobretudo, vidas interrompidas por causa da doença, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) reitera sua orientação aos assistidos para que não saiam de casa sem necessidade, já que evitar aglomerações é uma das medidas recomendadas como prevenção ao novo coronavírus. Se as pessoas assistidas precisarem de atendimento na Defensoria, o contato por ser feito por meio dos polos remotos que funcionam por telefone, WhatsApp e também por email.

Desde 23 de março a Defensoria adotou o atendimento a distância como forma de prevenção à Covid-19 para as pessoas que trabalham na Instituição e também para as pessoas que buscam atendimento. Desde a implantação do serviço via telefone, WhatsApp e email, até o último dia 31, já foram mais de 70 mil atendimentos jurídicos e atividades judiciais e extrajudiciais realizados em todo o Estado.

A pessoa que precisar de atendimento deve acessar o site da Defensoria para ter acesso a todos os telefones (https://www.defensoria.to.def.br/noticia/43024). Os números também estão em cartazes afixados na porta de cada unidade da DPE-TO para a informação de pessoas que não tenham acesso à internet. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14 às 17h. 

A forma mais indicada de se prevenir está relacionada ao compromisso individual de cada um com a própria saúde e com a saúde dos outros, ou seja: a adoção de novos hábitos, como usar máscaras de proteção cobrindo o nariz, a boca e o queixo, higienizar as mãos de forma mais completa (lavando entre os dedos e usando água e sabonete ou água e sabão) e evitar sair de casa sem necessidade. 

Outra medida importante é informar as autoridades sobre o diagnóstico. Caso você tenha feito o teste e o resultado tenha sido positivo para a doença, mantenha as orientações sobre a quarentena e informe a Secretaria Municipal de Saúde, caso o seu exame tenha sido feito na rede particular.

A Defensoria está com a campanha institucional "Informação Também é Prevenção", ampliando sua atuação extrajudicial ao distribuir conteúdos sobre Covid-19. Qualquer pessoa pode compartilhar os conteúdos e, com isso, colaborar com a divulgação de informações.

Membros e servidores da Defensoria divulgaram, recentemente, uma mensagem em vídeo com o pedido para que as pessoas fiquem em casa.  O pedido continua: não saia de casa sem necessidade. Mas se precisar sair, adote as medidas preventivas.

Atendimento da DPE-TO à distância

- Principais orientações

Clique aqui: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/43023

- Telefones: atendimentos de segunda a sexta

Clique aqui: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/43024

(salve a imagem abaixo no seu celular para ter acesso fácil aos números de telefone)

- Telefones: atendimentos em finais de semana e feriados

Clique aqui: https://plantao.defensoria.to.def.br/ (os números ficam disponíveis quando se inicia o plantão).