Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Estado do Tocantins apresenta na manhã desta terça-feira, 16, o pior índice de isolamento social do País. Segundo o Instituto Inloco, que utiliza registros de movimentação de aparelhos celulares para monitorar o deslocamento de pessoas, o Tocantins está em último lugar com apenas 34,2% da população em isolamento.

De modo geral, o estado sempre registrou os piores índices durante a pandemia, desde que o instituto começou a registrar os dados. O melhor índice foi registrado em 22 de março, quando alcançou-se 57% de isolamento social, coincidindo com a época do registro do primeiro caso do novo coronavírus no estado, em 18 daquele mês.

Agora, quando o estado ultrapassa a marca dos 7 mil casos confirmados (7.137 no total) e 136 mortes, o índice tem caído consideravelmente, impulsionado em grande parte pelas medidas de flexibilização adotadas pelos municípios recentemente, especialmente a reabertura do comércio.

Juntamente com o Tocantins nos últimos lugares do ranking, estão Goiás (35,58%); Mato Grosso do Sul (36,05%); e Minas Gerais (36,17%). Em todo o país, o índice médio também tem se mantido abaixo dos 40% nos últimos dias. O estado que mantém os melhores índices é o Acre, com 46,18% registrados até esta segunda-feira, 15.