Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Documentos apreendidos pela PF durante operação nesta quarta (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira, 17, uma operação para desarticular grupo criminoso responsável por supostamente desviar recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e Fundo Nacional da Saúde (FNS), através de fraude a licitações, superfaturamento de contratos, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Sampaio, a cerca de 650 km de Palmas.

Segundo a PF, a investigação é um desdobramento da Operação Imhotep, deflagrada em outubro de 2019, que desarticulou organização criminosa integrada por ex-assessores parlamentares estaduais, funcionários públicos e empresários, que teriam desviado cerca de R$ 3 milhões de recursos públicos, por meio de superfaturamento de contratos.

Não foi informado o montante supostamente desviado investigado na operação desta quarta-feira, que foi batizada de Highline.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 30 policiais federais cumprem 7 mandados de busca e apreensão,  nos municípios tocantinenses de Sampaio, Augustinópolis e Palmas, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A reportagem do Conexão Tocantins entrou em contato com a Prefeitura de Sampaio, na região do Bico do Papagaio, e aguarda retorno.