Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Segundo a prefeita da cidade, Elzivan Noronha, Colméia do Tocantins vive uma de suas melhores condições econômicas

Segundo a prefeita da cidade, Elzivan Noronha, Colméia do Tocantins vive uma de suas melhores condições econômicas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Segundo a prefeita da cidade, Elzivan Noronha, Colméia do Tocantins vive uma de suas melhores condições econômicas Segundo a prefeita da cidade, Elzivan Noronha, Colméia do Tocantins vive uma de suas melhores condições econômicas

Colméia do Tocantins vive uma de suas melhores situações econômicas e a gestão da cidade tem criado as condições necessárias para que empresas possam se instalar no município e investir com bastante segurança -, é o que garante a prefeita Elzivan Noronha. "O compromisso que fizemos durante toda a campanha está sendo honrado. Apesar dessa pandemia, temos notado que a economia do nosso município não foi atingida. Conquistamos esse resultado tomando todos os cuidados e precauções. Graças a Deus temos o reconhecimento da população", confirma. 

De acordo com o secretário de Administração de Colméia, Antônio Castanho, a instalação de empresas vem fomentando a economia local. Com a crescente demanda estrutural no município e em cidades vizinhas, o ramo da construção civil abre espaço para investimentos na região. “A cidade está mais agitada e os empresários relatam bons resultados, vendendo cada vez mais", celebra o secretário.

O empresário Ronaldo Miranda, da área de pré-moldados, confirma conquistas. “A pandemia não atrapalhou nada para mim e praticamente dobrei o quadro de funcionários. A produção praticamente dobrou também. Atendemos Colméia e outras cidades”, afirma. Segundo Miranda, a gestão tem feito sua parte em relação à pandemia. “E nós também temos feito. Tenho alertado a minha equipe constantemente, explicando sobre o que tem acontecido. Estamos tomando cuidados”, disse.

O comércio de Colméia, como confirmou a prefeita Elzivan, não fechou as portas e o empresariado agradece pela iniciativa da gestão. Dono de um supermercado, Bartolomeu Parente diz que está tudo sob controle. “Temos medo desse vírus, mas está correndo tudo bem, graças a Deus. Não demitimos funcionários e estamos seguindo todos os cuidados. Disponibilizamos álcool em gel, proibimos a entrada sem máscaras e todos os funcionários usam máscara também”, disse. 

Conhecida por sua grande produção de leite, Colméia não tem dado conta de suprir a demanda pelo produto. De acordo com o secretário Castanho, o município é o 2° maior produtor de leite do Tocantins, atendendo inúmeros municípios, inclusive de outros Estados. “Isso é verdade! Hoje a procura do produto está bem maior. De uns 50 dias para cá, a procura está muita por leite, queijo e derivados. A economia do nosso município é de leite”, confirmou Tiãozinho, dono de um laticínio rural. A gestão da prefeita Elzivan conquistou selo de inspeção municipal para seis laticínios, um matadouro bovino e dois matadouros de frango. 

Outra grande aposta para alavancar ainda mais a economia em Colméia está na implantação de uma mineradora pela empresa Sideral Minérios, com a abertura de aproximadamente 80 empregos diretos e 300 indiretos. A mina já está em fase de implantação e segundo Rafael Braga, dono da empresa, descobriu-se um verdadeiro complexo mineral na região: Além do minério de ferro, minério de manganês, minério de cobre, minério de enxofre e minério de cromita. "Entre Colméia e Miranorte encontramos esse complexo mineral. Já estamos com laboratório pronto para análises", informou o empresário. 

A instalação de uma construtora por nome Tabocas, da área de eletrificação, traz a esperança de um grande número de empregos na cidade. Segundo o engenheiro Lucas Salvador, responsável pela implantação da obra de linha de transmissão no Estado, à empresa é hoje referência no Brasil e almeja alcançar um pico de 1000 empregos diretos e indiretos no Tocantins, com expectativa de 200 em Colméia. “A construção do empreendimento tem como objetivo o escoamento da energia produzida na Usina de Belo Monte, beneficiando não só o Estado do Tocantins, como parte do Brasil através do Sistema Integrado Nacional de Energia Elétrica. O município de Colmeia será fundamental para realização deste projeto, uma vez que neste município teremos nossa instalação central, que coordenará as obras em todo Estado. Isso resultará na geração de empregos, capacitação de mão de obra local e estimulo no comércio em toda região”, afirmou. 

Na visão de Lucas, Colméia é uma cidade bem organizada e preparada. “Junto a isso, uma população disposta a sempre a ajudar da melhor maneira. A empresa é grata pelo receptividade não só do setor público, mas também de toda população”, frisa. 

Colméia, segundo o secretário de Administração, também está na expectativa de instalação de uma grande empresa, de São Paulo, especializada em triparia, com a possibilidade de 500 a 600 empregos diretos. “Por conta da pandemia, houve um recuo, mas já tivemos com o governador do Estado, também no Naturatins, no Mapa, em vários órgãos para certificar a instalação”, disse Castanho. 

Ações contra a Pandemia

Com aproximadamente nove mil habitantes, Colméia contabiliza 11 casos confirmados da Covid-19. O secretário Antônio Castanho reforça que muito diálogo com os comerciantes para a flexibilização de funcionamento e a implantação de medidas de segurança, foram às principais ações adotadas pela gestão da cidade para que a economia não sofresse  impacto.