Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Cidade de Tocantinópolis

Cidade de Tocantinópolis Foto: Thiago Bandeira

Foto: Thiago Bandeira Cidade de Tocantinópolis Cidade de Tocantinópolis

No município de Tocantinópolis, a cerca de 530 km de Palmas, a disputa política para a escolha do próximo prefeito deve girar em torno de três principais nomes: Paulo Gomes de Souza (PSD), que é o atual prefeito; Eurivaldo Gomes (MDB); e Salomão Barros de Souza (SD). Uma curiosidade é que os três são da mesma família.  Salomão e Eurivaldo são tios de Paulo Gomes.

O fato deve confirmar a soberania política da família Gomes em Tocantinópolis, que já governa aquela cidade há décadas. Em 2017, Paulo Gomes, ou Paulinho, recebeu a prefeitura de seu tio, Fabion Gomes (PL), que foi prefeito por oito anos. Paulinho é filho do ex-deputado estadual José Bonifácio, que também já foi prefeito de Tocantinópolis na década de 1990.

Para se ter ideia da força política da família Gomes no município, basta lembrar que nas últimas eleições municipais, em 2016, Eurivaldo Gomes ficou em segundo lugar, disputando com o sobrinho que venceu a votação.

Salomão

Salomão Barros, que foi secretário municipal de agricultura, obras, infraestrutura e transporte por 11 anos – nas gestões de Fabion Gomes e também do atual prefeito, Paulinho – disse que acredita que a experiência como gestor dessas pastas o qualifica para o cargo de prefeito. “Eu conheço a administração, conheço as secretarias”, sintetizou Salomão, que foi secretário de obras do município até janeiro deste ano.

Presidente do Solidariedade em Tocantinópolis, Salomão Barros diz contar com apoio de deputados estaduais e federais ao seu projeto. “Eu tenho apoio do presidente [do Solidariedade] Amélio Cayres; dos deputados Jair Farias (MDB), Nilton Franco (MDB), Valderez Castelo Branco (PP), Isaam Saado (PV), Ivory de Lira (PC do B); e dos federais Vicentinho Júnior (PL), César Halum, que é suplente, Célio Moura (PT), além do senador Eduardo Gomes (MDB)”, afirma Barros.

Eurivaldo

Eurivaldo Gomes é ex-prefeito de Tocantinópolis, tio do atual prefeito e foi o segundo mais votado na eleição de 2016. Ele se filiou ao MDB para disputar a prefeitura novamente contra o sobrinho.

De início, o plano do partido era de filiar tanto Eurivaldo quanto Salomão, criando uma chapa puro-sangue da oposição, lançando candidatos a prefeito e vice. Entretanto, o MDB ficou apenas com a filiação de Eurivaldo.

Procurado pela reportagem, o pré-candidato preferiu não comentar o cenário pré-eleitoral por ora, confirmou apenas a pré-candidatura pelo MDB. “Estou aguardando umas novidades para hoje”, resumiu.

Paulinho

O atual prefeito é pré-candidato à reeleição pelo PSD, após uma passagem pelo PSDB. Em 2016, Paulinho venceu o tio, Eurivaldo, com 43,92% dos votos válidos. Ele obteve 5.107 votos, contra 4.217 do segundo lugar.

A reportagem do Conexão Tocantins não conseguiu contato com Paulo Gomes. O espaço permanece aberto.