Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Tocantins é o sexto em número de queimadas no país

Tocantins é o sexto em número de queimadas no país Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Tocantins é o sexto em número de queimadas no país Tocantins é o sexto em número de queimadas no país

 O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 20, traz despacho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizando o uso das Forças Armadas no combate às queimadas no Tocantins. Até novembro, os militares também vão agir no Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

O uso das Forças Armadas nesses estados faz parte da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) de combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia. No último dia 11, o governador Mauro Carlesse (DEM) enviou ofício ao presidente da República solicitando tal reforço.

O Tocantins está em sexto lugar no ranking nacional de queimadas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já foram registrados mais de 4,5 mil focos de calor no estado desde o mês de janeiro.

O despacho de Bolsonaro não especifica quantos homens serão empregados no reforço do combate às queimadas no Tocantins e nem quando os militares começarão a atuar.