Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 15 de novembro 1.035.289 eleitores tocantinenses podem comparecer às urnas para escolher seus representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Falta um mês para a votação e a Justiça Eleitoral finaliza os preparativos para que todo cidadão possa exercer sua cidadania com a segurança sanitária necessária para evitar o contágio pelo novo coronavírus. 

Seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e com a consultoria da Fiocruz e hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, o período de votação este ano foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 07 às 17 horas, sendo que os idosos terão horário preferencial das 7 às 10 horas.

Em relação às medidas de preservação da saúde de quem vai trabalhar nestas eleições, a Justiça Eleitoral irá fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral. 

Já o fluxo de votação definido para o dia 15 de novembro inclui distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura. Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

Conforme destaca o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, votar é um direito e um dever do cidadão e o comparecimento às urnas é fundamental para a manutenção da democracia. “Votar é a oportunidade que o cidadão tem de manter ou de mudar o grupo político que está no poder. Não votar significa apoiar os candidatos que os outros escolherem para nos governar. E justamente por saber disso é que a Justiça Eleitoral está envidando todos os esforços para promover a segurança sanitária durante as eleições na maior medida possível, de modo que o ato de votar seja mais seguro que o de ir trabalhar ou de ir ao supermercado, atividades que também são consideradas essenciais”, afirmou.

Dados

Nesta eleição a Justiça Eleitoral do Tocantins contará com a participação de 13.664 mesários, que vão atuar nos 871 locais de votação e 3.416 seções eleitorais. O município com maior número de eleitores é Palmas, com 180.524 pessoas aptas a votar. Na capital, são 75 locais de votação e 617 seções eleitorais.

Sobre o eleitorado do estado, a maioria é do sexo feminino (525.678 eleitoras - 50,8%); 17,3 mil são jovens eleitores na faixa dos 16 e 17 anos; 73 mil tem 70 anos ou mais; e 5.192 são indígenas.