Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Oficiais da PM apresentaram ao vice-governador Wanderlei Barbosa o projeto para criação de um estande de tiro

Oficiais da PM apresentaram ao vice-governador Wanderlei Barbosa o projeto para criação de um estande de tiro Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz Oficiais da PM apresentaram ao vice-governador Wanderlei Barbosa o projeto para criação de um estande de tiro Oficiais da PM apresentaram ao vice-governador Wanderlei Barbosa o projeto para criação de um estande de tiro

Durante visita ao 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizado na região central de Palmas, o vice-governador Wanderlei Barbosa conheceu, na manhã desta sexta-feira, 6, as instalações da base da Força Tática do 1º BPM, inaugurada em dezembro de 2019. Na oportunidade, os militares apresentaram o trabalho desenvolvido pela unidade de elite da PM, com armamentos e demais itens usados em operações especiais.

O tenente-coronel João Leyde de Sousa, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, comentou sobre a atuação da Força Tática no patrulhamento da Capital. “A Força Tática do 1º BPM atua nas ocorrências de média e alta complexidade, sendo uma malha superior do patrulhamento ordinário realizado aqui na cidade. É sempre importante lembrar que se trata de uma tropa extremamente qualificada e treinada com armamento diferenciado. Aqui em Palmas, dentro da unidade do 1º BPM, são 15 homens que fazem o trabalho, mas temos equipes no batalhão de Taquaralto e nas cidades de Araguaína, Gurupi e Paraíso”, esclareceu.

Na ocasião, o capitão Irenilton, chefe da Força Tática, apresentou detalhes sobre os armamentos e demais itens usados pela unidade. “Fizemos agora uma explanação ao vice-governador Wanderlei Barbosa de todos os equipamentos utilizados pela Força Tática, desde os espargidores de pimenta, granadas menos letais, escudos balísticos, fuzis e pistolas. São esses os armamentos que os militares usam de acordo com cada situação. Todo esse material vai dentro de uma viatura e seguimos de prontidão 24 horas, todos os dias da semana, prontos para atender as ocorrências”, destacou o Capitão.

Construção do Estande de Tiro

A visita encerrou com a apresentação do projeto de implantação de um moderno estande de tiro dentro da unidade, que futuramente será utilizado para treinamento tático-operacional dos policiais militares. 

Trata-se de uma iniciativa inovadora dentro da corporação e que está sendo desenvolvida em parceria com empresas privadas da Capital. O objetivo, conforme esclareceu o coronel Jaizon Veras, é proporcionar qualificação contínua aos militares.

“O projeto de implantação desse estande é primordial para o trabalho policial, e nosso vice-governador se comprometeu em ajudar com a iniciativa. Ele conhece bem a realidade da instituição e vai colaborar com o que for necessário. Com esse estande, vamos conseguir capacitar ainda mais nossos policiais, o que reflete diretamente na qualidade do atendimento de ocorrências e na proteção do cidadão tocantinense”, informou o coronel Jaizon Veras.

O vice-governador Wanderlei Barbosa finalizou a visita agradecendo pelo trabalho das forças de segurança, colocando o Governo do Estado à disposição para investir e melhorar o serviço da corporação.

“Temos que manter nossos policiais qualificados e treinados, com equipamentos ideais para atender as ocorrências. Temos que dar boas viaturas, temos que dar bons armamentos. Esse é o compromisso da nossa gestão, que quer os policiais motivados para atender bem a comunidade. O governador Mauro Carlesse tem a plena confiança em todos e agradecemos pelo trabalho de proteção social dado ao povo tocantinense”, concluiu o vice-governador Wanderlei Barbosa.