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Economia

A pesquisa do Banco BS2, em parceria com o painel OpinionBox, mostra que apesar do pouco tempo de uso, o Pix já caiu no gosto dos empresários da região Norte do País. Com 73% de aceitação, os empreendedores apontaram a tecnologia como o principal meio de pagamento, acima do dinheiro (62%), cartão de crédito e débito (53%), TED (39%), e DOC (21%). Os empresários da região ficaram em terceiro lugar em relação a aceitação da tecnologia, atrás apenas do Sul (77%) e Sudeste (74%), seguida pelo Centro-Oeste (72%) e Nordeste (70%).

O estudo entrevistou virtualmente 1.034 pessoas no Brasil inteiro, acima de 18 anos, que trabalham de maneira autônoma, como MEI ou em empresas privadas que ocupem cargos de decisão. O levantamento - que foi realizado entre os dias 15 de outubro e 5 de novembro - também apontou que os empresários estão otimistas para suas empresas cadastrarem as chaves do Pix: 75% deles disseram que sua empresa deve fazer o cadastro do Pix. O Sul lidera o ranking de aceitação (81%), seguido pelo Nordeste (78%), Centro-Oeste (73%) e Sudeste (71%).

Entre as principais vantagens percebidas para que os empresários da região utilizem a nova plataforma de pagamentos estão a praticidade (58%), agilidade no recebimento de pagamentos (44%), possibilidade de realizar e receber pagamentos qualquer hora do dia (41%) e menor custo (35%). Os empreendedores da região lideram o ranking de regiões que consideram a praticidade como mais vantajosa e não vem o baixo custo como grande diferencial, diferente dos sulistas que lideram nesse quesito (54%), seguidos por 51% do Centro-Oeste, 50% do Nordeste e 49% do Sudeste.

"À medida que os empreendedores enxergam as vantagens que o Pix pode trazer para o seu negócio, principalmente na experiência de compra e na gestão de fluxo de caixa, eles não só tendem a aderir como a priorizá-lo. As primeiras semanas têm mostrado uma rápida adesão, principalmente em negócios digitais. Acreditamos que, a partir do conhecimento dos usuários sobre este novo meio de pagamento, tenhamos uma adesão rápida por parte das empresas. Isso deve facilitar a experiência nas vendas presenciais e a distância, resultando no aumento das vendas como um todo", afirma Breno Guelman, Head do BS2 Empresas.

Quando o olhar recai sobre a utilidade da tecnologia no dia a dia das empresas, os empresários destacaram que provavelmente fariam o uso do Pix nas seguintes situações: receber pagamentos de clientes (53%), pagar fornecedores de uso diário (41%), pagar a compra de eletrônicos, equipamentos e maquinários (36%) e pagar os funcionários da empresa (35%) Os empresários da região Norte foram os que mais apontaram o pagamento de fornecedores de uso diário como vantagem, assim como o pagamento de eletrônicos, equipamentos e maquinários.

Quanto à cobrança para as Pessoas Jurídicas, apenas 21% dos empreendedores regionais não estão dispostos a pagar pela utilização do Pix. Outros 32% dos empresários estariam dispostos a desembolsar até R$ 0,50 por transação, seguido por 15% que pagariam de R$ 0,51 a R$ 1 ou de R$ 1,01 a R$ 2, 11% de R$ 2,01 a R$ 3 e 6% acima de R$ 3,00. Em contrapartida, a região Centro-Oeste é que menos está disposta a pagar pela utilização do aplicativo (55%), seguida pelo Sul (50%), Sudeste (45%) e Nordeste (34%).

O desconhecimento da tecnologia ainda é grande na categoria. Entre os entrevistados, apenas 46% dos entrevistados disseram conhecer bastante a tecnologia, seguido por 29% que conhecem parcialmente e 25% que falaram que conhecem pouco ou nada sobre a novidade.

Após a tecnologia ser apresentada para os entrevistados, os empresários regionais disseram que usarão o Pix com certeza ou provavelmente, com destaque para as regiões Norte (83%) e Centro Oeste (82%), seguidas pelo Sul (79%), Sudeste e Nordeste (71%). (Ascom BSB)