Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Edileuza dos Santos foi a primeira imunizada contra o coronavírus no Tocantins

Edileuza dos Santos foi a primeira imunizada contra o coronavírus no Tocantins Foto: Tharson Lopes/ Secom

Foto: Tharson Lopes/ Secom Edileuza dos Santos foi a primeira imunizada contra o coronavírus no Tocantins Edileuza dos Santos foi a primeira imunizada contra o coronavírus no Tocantins

A enfermeira Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Tocantins. A Paraibana atua na saúde pública do Estado desde 1994. Atualmente, Edileuza trabalha na UTI do Hospital Regional de Gurupi (HRG), lidando diretamente com pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A vacinação ocorreu no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen-TO) às 20h desta segunda-feira, 18, após um dia de expecativa pela chegada das doses da Coronavac aoTocantins. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac.

As doses desembarcaram no aeroporto de Palmas por volta das 18h de hoje. Elas foram transportadas em uma aeronave da Polícia Federal e escoltada por forças policiais até o Lacen onde foram finalmente entregues ao Governo do Estado que ficará responsável pela distribuição da vacina aos municípios.

Além de Edileuza, outras duas pessoas também receberam a primeira dose da vacina nesta segunda-feira. A segunda imunizada foi a técnica em enfermagem Jocilia Tito Barbosa Silva. Ela trabalha no Hospital Geral de Palmas (HGP). Em seguida, José Ronaldo Xerente foi vacinado. O indígena trabalha na Aldeia Xerente em Tocantínia.

Plano de vacinação

Ainda no Lacen, o governador Mauro Carlesse (DEM) e o secretário de saúde Edgar Tolini concederam entrevista coletiva à imprensa na qual destacaram o plano estadual de imunização.

De acordo com Tolini, nesta primeira remessa o Tocantins recebeu 44 mil doses da vacina. Desse total, 14.160 serão destinadas exclusivamente à população indígena; outras 29.480 doses serão destinadas a demais pessoas dos grupos prioritários.