Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Montagem

Foto: Montagem

A escolha dos novos membros das mesas-diretoras do Senado e Câmara dos Deputados que acontece no início da semana que vem marca também a abertura do ano legislativo. Na Câmara,  pelo menos 9 parlamentares declararam interesse em disputar o cargo de presidente, mas a votação deve ficar concentrada entre os deputados Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e partidos do chamado bloco do Centrão, e Baleia Rossi (MDB-SP), candidato que tem o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e deputados de partidos de oposição ao Governo Federal.

O Tocantins tem 8 votos na disputa, sendo que a maioria dos deputados federais tocantinenses deve votar em Arthur Lira. É o caso de Carlos Henrique Gaguim (DEM), Vicentinho Junior (PL), Osires Damaso (PSC) e Eli Borges (Solidariedade).

O deputado Carlos Gaguim disse que segue a orientação do Democratas, entretanto, disse que “o compromisso é com os municípios”, afirmou o parlamentar ao justificar o voto em Lira pela assistência prestada pelo Governo Federal aos municípios. Já Eli Borges, como a maioria da bancada evangélica, declarou que apoia Arthur Lira “por ser conservador, defensor da família e dos princípios cristãos”.

A reportagem não conseguiu contato com Vicentinho e Damaso, mas ambos já manifestaram apoio a Lira em suas redes sociais e em entrevistas a outros meios de comunicação.

O candidato Baleia Rossi conta com os votos da também emedebista Dulce Miranda e de Dorinha Seabra Rezende (DEM). “Ao longo de muitos anos, o parlamentar vem acumulando experiência política; é habilidoso, conhece as complexidades desse País continental, mostrou sua capacidade de articulação em diversas situações quando líder do MDB na Câmara onde era admirado e respeitado por todos nós da bancada e até por outros colegas”, justificou Dulce Miranda em nota.

Já a professora Dorinha, disse que apoia Baleia Rossi por sua defesa às pautas da mulher e educação. “Apoio Baleia Rossi pelo seu compromisso com a pauta da mulher, com a defesa dos nossos direitos, combate à violência contra a mulher e, acima de tudo, seu compromisso com a educação”, justificou.

O deputado Tiago Dimas (Solidariedade) não respondeu aos questionamentos. Já o deputado Célio Moura (PT) ainda está se recuperando de um acidente que sofreu no início do mês. Sua participação na eleição da mesa-diretora da Câmara ainda vai depender de avaliação médica. Sua assessoria informou que seu posicionamento, caso participe, é o mesmo do bloco de oposição ao Governo Federal, ou seja, apoio a Baleia Rossi.