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Cultura

Foto: Elton Abreu e Keven Lopes

Foto: Elton Abreu e Keven Lopes

Com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer os povos quilombolas do Parque Estadual do Jalapão (Tocantins), o projeto Sabores e Saberes do Cerrado tem início nesta quarta-feira, 3, com realização da empresa Raízes Gastronômicas e patrocínio da Lei Aldir Blanc. Serão oferecidas rodas de conversa, palestras, oficinas práticas e cozinha-show com foco na identidade gastronômica regional.

As atividades são realizadas nos quilombos Mumbuca, Boa Esperança, Prata e Barra do Aroeira, coordenadas pela chef de cozinha Ruth Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas – TO) e com a participação especial do chef e empreendedor social David Hertz, da ONG Gastromotiva, do Rio de Janeiro (RJ). A chef Ruth Almeida explica que o objetivo é trabalhar na contramão do conceito geral de que o único patrimônio do Jalapão são as belezas naturais. “O Jalapão é incrível como pólo turístico não só com os atrativos naturais, mas temos um patrimônio ainda maior que são os nossos povos ancestrais, com a sua cultura, as suas raízes, história e, claro, a gastronomia”, explica a chef Ruth Almeida.

Ele conta que o projeto visa uma troca de experiência de profissionais da gastronomia com os quilombolas, sem mudar o que já é feito, mas sim fortalecer. “Não queremos oferecer um novo modo de fazer, mas sim mostrar que com o que eles já fazem, com o que acessam facilmente no quintal, é possível se produzir alimentos e pratos que vão encantar ainda mais os turistas, empoderando ainda mais as comunidades”, complementa.

Em cada etapa, a caravana do projeto leva receitas e técnicas de gastronomia com produtos típicos do Cerrado, como a galinha caipira, a abóbora, o pequi, o peixe e o chambari, valorizando a agrodiversidade em receitas culinárias sustentáveis, atrativas e comerciais. “Trata-se de um incentivo para que essas mulheres possam ter renda com doces, bolos, lanches e pratos salgados desenvolvidos a partir de produtos facilmente encontrados na região, como frutos, raízes, animais e plantas”, conclui Ruth Almeida.

Patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc e realizado pela empresa Raízes Gastronômicas, da chef Ruth Almeida, o projeto tem a produção executiva de Cinthia Abreu, da ONG A Barraca, e o apoio cultural das empresas Viva Jalapão e Jalapão Expedições.