Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE-TO) realizou na manhã desta terça-feira, 18, a 98ª Reunião Ordinária. Atendendo às medidas de prevenção contra a Covid-19, no sentido de manter distanciamento social, o encontro foi realizado de forma online. A reunião teve como principal objetivo aprovar benefícios fiscais para empresas instaladas no estado.

O Governo do Tocantins oferece 11 modalidades de incentivos fiscais, com foco na implantação de novos empreendimentos e expansão dos negócios que já estão em funcionamento. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, que também preside o CDE-TO, a concessão destes benefícios comprova que o estado se apresenta como um lugar promissor para se investir. Aos participantes da reunião, o gestor destacou o trabalho realizado pela equipe técnica, a fim de dar celeridade aos processos e garantir a proximidade com o setor empresarial.

“É muito importante mantermos este diálogo. Inclusive, uma das orientações do governador Mauro Carlesse é para que possamos caminhar lado a lado com a iniciativa privada”, pontuou Tom Lyra, manifestando sua intenção de realizar encontros periódicos com os representantes dos diversos segmentos para ouvir as demandas e orientar os empresários quanto às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico do estado.

Confirmando o interesse de manter esta interação entre os setores público e privado, Esequiel Milhomem, representante da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), acatou a ideia e sugeriu que as reuniões aconteçam por segmento. “Podemos dividir os encontros e organizá-los para que cada setor apresente seus interesses”, pontuou o empresário.

Empresas aprovadas

De norte a sul do Tocantins, as 7 empresas aprovadas com os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado foram: Vivaz Administração de Hotéis, Colunas Brasil, Borges e Costa, Tocantins Indústria e Comércio de Produtos Siderúrgicos, localizadas em Palmas; Gheller e Brum, com sede em Araguaína; Uniggel Comércio de Sementes, situada em Campos Lindos; Araújo e Brito, no município de Gurupi.