Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Fernando Rios

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), localizado no Setor Pouso Alegre, a posse dos novos conselheiros, titulares e suplentes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA). Tomaram posse, 18 membros, representantes do poder público e da sociedade civil.

A solenidade de posse contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Hilma Mascarenhas, que na oportunidade representou o prefeito de Paraíso, Celso Morais. Também estiveram presentes, o promotor de justiça, Argemiro Ferreira dos Santos Neto; o então presidente do CMDCA, Célio Roberto Souza; a secretária municipal de Administração e Finanças, Ingrid Rebelo; o secretário municipal de Educação e Juventude, Professor Deley Oliveira; além da procuradora do município, Andressa Coelho; e a assistente social e secretária dos conselhos, Eliane Carvalho.

De acordo com a secretária Hilma Mascarenhas, que deu posse aos novos conselheiros, o trabalho desenvolvido pelo CMDCA é de fundamental importância para as polícias sociais. “Este é um conselho muito importante, pois garante as políticas que irão atender melhor as crianças e adolescentes”, destaca.

O promotor da Infância e Juventude, Argemiro Ferreira dos Santos Neto, também pontuou o trabalho desempenhado por este conselho. “Coloco a importância deste conselho no mesmo patamar do Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretarias da administração municipal, pois todos são importantes para formar a rede de proteção à criança e adolescentes”.

O novo conselho é formado pelos seguintes representantes da parte governamental: Solange Menezes e Soraia Nogueira (Secretaria Municipal de Assistência Social); Nilta Alves e Jacira Carvalho (Secretaria Municipal de Saúde); Deamitamia Santos e Diomar Dias (Secretaria Municipal de Administração e Finanças); além de Cléa Lúcia de Oliveira e Aparecida Barbosa (Secretaria Municipal de Educação e Juventude).

 (Foto: Fernando Rios)

Os representantes de entidades não governamentais, são: Marcia Gontijo e Luanda Bezerra (APAE); Maria Nilva Rocha e Edluzia Viana (Associação Evangélica Social de Paraíso); Célio Roberto Pereira e Braz Rodrigues (Centro de Direitos Humanos de Cristalândia); além de Lucélia Pereira e Eurípedes Pereira (Instituto Mulher do Estado do Tocantins).

Célio Roberto, que foi presidente no mandato anterior e que participou do novo conselho, ressaltou os trabalhos dos conselheiros. “Através deste conselho são distribuídas as políticas públicas voltadas para a criança e adolescente, sendo um conselho consultivo e deliberativo”.

Após a posse dos novos conselheiros, foi realizada a primeira reunião. Na oportunidade foi eleita como presidente, Solange Menezes Espíndola e Célio Roberto Pereira Souza, como Vice-Presidente.