Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Para conhecer as demandas dos consumidores tocantinenses e a realidade do Procon Tocantins, a coordenadora geral de articulação de relações institucionais e internacionais da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Maria Cristina Rayol, visitou a superintendência do órgão, em Palmas, nessa quarta-feira, 19.

Na ocasião, o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, apresentou as principais reclamações e denúncias dos consumidores. Problemas com as concessionárias de água, energia, empresas de telefonia, instituições financeiras e empréstimos consignados foram abordados durante a reunião.

“O Procon Tocantins tem intensificado o trabalho com o foco na resolutividade, para que as demandas dos consumidores sejam resolvidas de imediato. Por isso, temos investido na educação para o consumo, parceria com fornecedores para capacitação e sempre atuando com um atendimento de qualidade e eficiência”, explicou o gestor.

A coordenadora geral, Maria Cristina Rayol, destacou que está visitando todos os estados brasileiros para levantar informações sobre os órgãos de defesa do consumidor. O objetivo é construir pautas coletivas e individuais para aumentar as soluções e avanços com resultados ainda mais positivos em defesa do consumidor.

“Entendemos que todo sistema deve ser fortalecido e trabalhar de forma integrada. Isso inclui Ministério Público. Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Procons, delegacias e demais órgãos. É importante esta atuação conjunta, de maneira que complemente os serviços. Estamos em busca de melhorias para o consumidor, nas relações de consumo e desenvolvimento do País”, afirmou Maria Cristina.

Reuniões

Ainda nesta quarta-feira, a coordenadora geral da Senacon, se reuniu com o secretário executivo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Geraldo Cabral.

Cabral destacou a importância do trabalho realizado pela Senacon em conhecer os principais desafios encontrados pelos órgãos de defesa dos consumidores. “É bom saber que temos este apoio, isso nos permite desenvolver um trabalho mais amplo e com respaldo nacional. O Governo do Tocantins tem desenvolvido muitas ações em prol do consumidor”, pontuou o secretário executivo.

A representante da Senacon também se reuniu com a comissão de defesa do consumidor da OAB da seccional/TO. O presidente da comissão Thomas Jefferson Gonçalves e a advogada Bianca Reis, falaram das principais demandas e como é realizado o trabalho pela OAB.

Na Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), foi apresentado a estrutura do Procon Municipal da Capital, assim como as reclamações dos consumidores. Maria Cristina reforçou o compromisso da Senacon em trabalhar em conjunto com estados e municípios.

Participaram da reunião Marcelo Walace Lima, presidente da ARP, Dulcélio Stival, secretário Executivo de Defesa do Consumidor na ARP, a superintendente do Procon Palmas, Aline Dias, além do superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana; e os membros da OAB, Thomas Jefferson Gonçalves e a advogada Bianca Reis.