Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro

A campanha de imunização contra a influenza H1N1 (influenza quadrivalente - protege de quatro tipos de vírus influenza), promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), neste mês de maio, já vacinou 645 servidores e magistrados em 26 comarcas do estado. Os trabalhos seguem até a próxima quarta-feira (2/6). Ao todo, 1.448 doses já foram aplicadas em Palmas e no interior.

O cronograma vacinal iniciou nas comarcas a partir do dia 10 de maio. Já foram contemplados os municípios de Miranorte (10/5), Miracema (10), Colinas (11), Arapoema (11), Colméia (11), Guaraí (11), Goiatins (12), Filadélfia (12), Porto Nacional (13), Pedro Afonso (13), Itacajá (13), Paraíso (12), Pium (14), Cristalândia (14), Gurupi (17), Novo Acordo (17), Ponte Alta (17), Araguacema (18), Peixe (18), Figueirópolis (19), Alvorada (19), Arraias (19), Araguaçu (20) e Formoso do Araguaia (20), Paranã (20) e Palmeirópolis (21).

Iniciada e ainda em andamento em Palmas, a campanha de imunização contemplará, ao todo, 39 comarcas. Além dos municípios citados acima, também receberão as vacinas Araguaína (24/5), Wanderlândia (25), Tocantinópolis (26), Itaguatins (26), Augustinópolis (27), Araguatins (27), Ananás (28) e Xambioá (28), Natividade (31), Almas (31), Dianópolis (1/6), Taguatinga e Aurora (2/6).

A vacina contra Influenza é importante para reduzir a absenteísmo no trabalho e é uma aliada importante nos dias atuais que estamos vivendo, no qual se evita sobrecarga no sistema de saúde. Quando há suspeita da Covid-19, por exemplo, o servidor, estando vacinado contra a influenza, não perde tempo buscando um diagnóstico.

Vacinação na Capital

Na Capital, o balanço de servidores e magistrados vacinados até esta segunda-feira, 24, já alcançava 808 doses aplicadas desde o dia 3 de maio. Quem ainda não foi imunizado pode procurar o Espaço Saúde na sede do TJTO. Os trabalhos seguem até finalizarem todas as doses disponíveis.

Orientações e Cuidados

Podem se vacinar magistrados, servidores efetivos e comissionados, cedidos, estagiários, aposentados, militares cedidos ao TJTO. Os servidores que são de outras comarcas, mas que, por algum motivo, estão em teletrabalho em Palmas, podem tomar a vacina na Capital.

Para se vacinar, basta comparecer ao local indicado com documento pessoal ou o crachá e não apresentar contraindicações, como alergia grave a ovo e hipersensibilidade aos componentes da vacina.

A recomendação é que as pessoas que já se curaram da Covid-19 possam se imunizar com influenza quadrivalente. Aos que estejam infectados ou com suspeitas do Coronavírus no momento, a orientação é aguardar a recuperação clínica total por, no mínimo, quatro semanas antes de vacinar contra influenza. O Ministério da Saúde preconiza um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas, ou seja, não recomenda a aplicação das duas vacinas ao mesmo tempo. (Ascom TJTO/Jesuino Santana Jr)