Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal De Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, inicia nesta terça-feira, 1º de junho, a Semana do Meio Ambiente com o tema “Restaurando Ecossistemas”.

O diretor de Meio Ambiente, Diego Rocha, explanou que esse tema foi escolhido alinhado com a Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou que de 2021 a 2030 é a década da restauração dos ecossistemas, que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

“Queremos trazer esse contexto mundial para a nossa realidade, por meio da nossa programação. O debate desse tema é primordial, em especial pelo período de seca que já está se aproximando, com isso o aumento dos focos de queimadas”, explanou comentando que durante a programação também será feito um trabalho de recuperação de áreas degradas, de limpeza dos mananciais e restauração dos espaços hídricos.

O diretor adiantou que durante as comemorações serão entregues mudas de plantas. “Entregaremos mudas de plantas nos locais de vacinação. Queremos que as pessoas que forem vacinar aceitem uma muda e plantem em suas casas. Orientaremos como fazer o cultivo das mudas”, destacou.

O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, Universidade Federal do Tocantins e Viveiro Municipal.

Confira a Programação

01/06 - 19 horas - Live Restaurando o Ecossistema, com o Diretor do Meio Ambiente, Engº Ambiental Diego Rocha e a Participação da Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Santa Tereza, Profª Maria Cristina Bueno Coelho.

02/06 – Das 08 às 14 horas – Limpeza de Córregos Urbanos – Diretoria do Meio Ambiente em parceria com o viveiro municipal.

10/06 – Das 08 às 14 horas - Distribuição de Mudas para comunidade em Geral, parceria com a UFT.

11/06 – Às 16 horas - Distribuição de Mudas no Evento: Flor e Arte, parceria com UFT e Viveiro Municipal