Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Jailson Sam

Foto: Jailson Sam

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, avalia de forma positiva a reunião. “Foram dois dias de abordagens muito proveitosas de nivelamento de assuntos da pauta ambiental alinhados com os nove estados da Amazônia Legal. Uma discussão ampla que contemplou os povos indígenas e comunidades quilombolas,” enfatizou.

Durante o evento, a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, apresentou um panorama da situação do desmatamento e focos de calor no Tocantins e as estratégias do Governo do Estado para 2021 para a prevenção, combate e monitoramento do desmatamento e das queimadas ilegais.

De acordo com Marli, a Semarh executa projetos e estratégias que visam a diminuição do desmatamento, como a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, o Plano de Ação para Prevenção e Combate do Desmatamento e Queimadas - PPCDQ (a ser apreciado pelo COEMA), bem como iniciativas privadas de compra de carbono, Janela B Regional e Município Eco-Produtor.

Objetivo

Com ampla pauta, o encontro teve como objetivo apresentar oportunidades de transações de carbono florestal, especialmente no que se refere à chamada pública da Coalizão Leaf, cuja finalidade é articular ações para promover o uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra no Brasil, o que pode possibilitar o financiamento das ações ambientais dos estados e propiciar o compartilhamento de benefícios com os povos indígenas e comunidades tradicionais, pequenos e grandes agricultores também em prol de uma agenda ambiental sustentável.

Também fez parte da agenda a definição de estratégia de atuação dos estados amazônicos na Convenção do Clima da ONU- COP-26, prevista para ocorrer em novembro próximo, em Glasgow na Escócia (Reino Unido). A preparação dos estados para o Fórum Mundial de Bioeconomia (FMV), a ser realizado em outubro na cidade de Belém (PA), foi outro assunto da pauta.

No último dia do encontro, aconteceu a eleição do novo presidente do Fórum. O secretário do Meio Ambiente do Estado da Amazônia, Eduardo Taveira, foi eleito.