Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lorenzo Rigo Holsbach

Foto: Lorenzo Rigo Holsbach

A gerência de hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) concluiu mais uma etapa das metas da diretoria com a instalação de uma nova Plataforma de Coleta de Dados (PCD) para captar informações sobre a vazão da bacia do Rio Formoso. O propósito é adensar a rede hidrometeorológica do Tocantins e obter informações em tempo real sobre os índices de chuvas, níveis e vazões do rio.

Os dados coletados pela Semarh através das PCD’s,  são disponibilizados em diversos sistemas da Agência Nacional de Águas (ANA) e posteriormente revisados com o objetivo de eliminar possíveis inconsistências e falhas entre os períodos de coleta.

De acordo com o gerente de hidrometeorologia da Semarh, Lorenzo Rigo Holsbach, "a instalação completa da estação foi realizada na cidade de Formoso do Araguaia para obtermos informações sobre a medição de vazão da água e saber se ela realmente retorna para o rio Formoso, monitorando o que entra e o que sai. Temos uma estação a montante do projeto (entrada), uma no meio e agora também uma a jusante de todos os bombeamentos do projeto Formoso”.

No site da Semarh são divulgados diariamente os boletins hidrometeorológicos que apresentam relatórios com informações em tempo real das chuvas, cota e vazão das bacias Tocantins Araguaia e seus principais afluentes.

O informativo notifica alerta de cheias, estiagem, atende demanda dos comitês de bacias, realiza levantamento hídrico, auxilia nas tomadas de decisões por parte dos usuários de água e órgãos gestores, atende o estudo da rede de adensamento feito em 2009 e gera dados para estudos acadêmicos e comunidade cientifica, além das associações de produtores.

PCD´s

As Plataformas de Coleta de Dados (PCD´s) contribuem com a rede hidrometeorológica em todas as regiões do Tocantins, que passa a contar com 47 PCD's instaladas, responsáveis pela captação de informações em tempo real sobre chuva, nível e vazão dos rios. Os dados são enviados simultaneamente para a sala de situação da Semarh, e para a Agência Nacional de Águas (ANA). Ainda este ano, está prevista a instalação de uma nova PCD no rio Dueré.