Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Pedro Ijetura está desaparecido há 11 dias

Pedro Ijetura está desaparecido há 11 dias Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal Pedro Ijetura está desaparecido há 11 dias Pedro Ijetura está desaparecido há 11 dias

Parentes do indígena Pedro Ijetura e membros da aldeia Fontoura, na Ilha do Bananal, continuam as buscas pelo ancião de 90 anos desaparecido na mata há 11 dias. De acordo com a neta dele, Habe Karajá, o único sinal de Ijetura foi uma pegada encontrada próxima ao local onde foi visto pela última vez.

Habe contou que o avô saiu juntamente com um grupo no último dia 11 para cortar tala de buriti na mata para fazer artesanato. O grupo voltou para a aldeia, mas o ancião não foi mais visto. “Tinha outras pessoas com ele. Não sei como aconteceu, mas deixaram ele sozinho. Todos os netos ficaram aqui na aldeia. Por isso ele desapareceu. As pessoas que foram com ele, voltaram e disseram que ele havia saído sozinho. Eles disseram que o chamaram, mas que ele não voltou”, relatou Habe.

Homens do Corpo de Bombeiros de Palmas e também da cidade de Barra do Garças, no Estado de Mato Grosso, na divisa com o Tocantins, estiveram na reserva e fizeram buscas ao senhor desaparecido. A procura foi encerrada no último dia 18.

Pedro Ijetura foi cacique da Aldeia Fontoura e é pai do atual cacique, Isaque Waxio Karajá.

Segundo Habe, o pai dela e outros membros da aldeia não desistiram de procurar pelo ancião. “Meu avô está perdido lá para a região do Mato Grosso. Meu pai está na aldeia que atravessa para lá, perto de onde meu avô desapareceu. Meu pai não desistiu de procurar”, contou.