Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Gerar uma rede de apoio/cooperação entre todos os envolvidos com a arte de dançar no Tocantins (bailarinos, professores de dança, coreógrafos, produtores) é o objetivo principal do Festival de Dança "Troca de Aplausos" que está com inscrições gratuitas abertas até 6 de setembro de 2021. A realização do Festival é da R & G Produções Artísticas que tem como CEO Regina Reis, com a direção artística do coreógrafo Fernando Faleiro.

Podem inscrever-se coreografias individuais, de duplas ou trios de bailarinos com trabalhos autorais e idade mínima de 14 anos. Dois vídeos devem acompanhar a inscrição: um para apresentar o candidato e o trabalho e outro com a coreografia. Um júri formado por professores de dança convidados selecionará 12 coreografias que receberão ajuda de custos e serão ensaiadas em Workshop e apresentadas/gravadas para exibição pelo Youtube e Instagram em quatro edições, cada uma com 3 coreografias. As apresentações/gravações serão feitas no Teatro do Sesc, em Palmas.

O Festival de Dança "Troca de Aplausos" é realizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc e foi pensado para acontecer em espaços públicos de Palmas, mas foi alterado para adequar-se às medidas de prevenção da Covid-19. "Com a mudança de formato do Festival, de presencial para online, por causa da pandemia, vamos alcançar um número bem maior de pessoas", ressaltam os produtores do evento.

Fernando Faleiro, 38, é coreógrafo, diretor, professor e produtor cultural. Graduado em Pedagogia da Arte com Qualificação em Dança pela UERGS- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, trabalhou por mais de 15 anos ensinando dança em projetos sociais e incentivando os alunos a apostarem em seu potencial de criação. Hoje trabalha como professor de danças urbanas no Balé Popular do Tocantins e na Companhia Juvenil de Dança de Palmas.

Regina Reis é produtora cultural, especializada em elaboração e gestão de projetos culturais pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, co-produziu os espetáculos: Sós e Nós/Klauss Vianna e Passarim do Jalapão/Caixa Cultural; produção local para os musicais Cássia Eller, Mamonas e Danilo canta Caymmi; teatral 5x Comédia, Simples Assim, e para a Série de TV 'Na Força da Lei', da HL Filmes.