Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 Tocantínia

Tocantínia Foto: Divulgação/Prefeitura de Tocantínia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tocantínia  Tocantínia Tocantínia

Com o objetivo de proporcionar novos saberes por meio da cultura do Tocantins, contribuindo, consequentemente, para o fortalecimento da identidade cultural tocantinense, será realizado nessa sexta-feira,10, a partir das 10 horas, de forma híbrida, na Escola de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, o 1º Festival de Cultura Popular de Tocantínia. O evento é uma realização do Ecoterra e conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A programação também pode ser acompanhada no canal do YouTube da Ecoterra na defesa da vida e no site da prefeitura municipal de Tocantínia.

O 1º Festival de Cultura Popular de Tocantínia contará com atrações diversificadas como: shows com músicos regionais, apresentação de grupos tradicionais, espetáculos de contação de histórias, 30 oficinas variadas, gincana, recital, festival de causos, festival da canção, sorteio de livros, pé de poesia, e plantio coletivo de árvore com momento de conscientização ecológica.

De acordo com informações da organização do evento, as oficinas ocorrerão de modo virtual, sendo oficinas de cestaria; benzeção; raízes e plantas curativas; cantigas de roda; brincadeiras tradicionais; turbante; abayomi (bonecas de tecido); contação de histórias; literatura de Cordel; brinquedos de material reciclado; sabão de óleo reciclado; fossa ecológica; tranças; bordado; macramê; poesia; berimbau; artesanato de buriti; geleias; rapé; boneca de pano; pintura facial; bonecos de balão; boneca de material reciclado; massinha de modelar caseira; bolo de puba; mangulão; paparuto (culinária indígena) e biscoito de polvilho tradicional da região.

“O festival é de grande importância para o resgate dos saberes tradicionais e da cultura regional, além de contribuir para a preservação artística e cultural do Tocantins, conforme preconiza a gestão municipalista do governador Mauro Carlesse”, destacou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

O projeto do 1º Festival de Cultura Popular de Tocantínia foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.