Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), está apostando na cadeia produtiva do maracujá, fruta tropical nativa, com a finalidade de impulsionar a produção no Estado. Para isso, o órgão rural, com o apoio de parceiros, tem realizado capacitações de técnicos e produtores para o desenvolvimento da atividade como alternativa de produção e comercialização da fruta.

De quarta-feira, 10, a sexta-feira, 12, de 9 às 11 horas, o Ruraltins vai realizar uma capacitação on-line, pelo canal do Youtube, sobre o cultivo de maracujá. Com inscrições abertas ao público, o número de inscritos já supera os 170 participantes, dentre eles técnicos, produtores rurais e acadêmicos. Para participar, o interessado pode se inscrever no link https://forms.gle/ZuahHG9dkRg3TvRLA .

Este já é o terceiro curso voltado para o cultivo do maracujá no Estado. O primeiro ocorreu em novembro do ano passado, em Palmas, e o segundo no Distrito de Irrigação Manuel Alves (Dima), em Dianópolis, com um treinamento em fruticultura voltado às culturas da banana e do maracujá. Estas formações tiveram como objetivo qualificar os técnicos do órgão, para serem multiplicadores de novas tecnologias em todas as regiões do Tocantins.

Já a proposta desta capacitação, conforme explica o diretor de Ciência, Pesquisa e Inovação, Kin Gomides, é específica para o produtor com foco na produção e no mercado. “Vamos abordar sobre a visão de negócio do maracujá na parte mais porteira para fora. O objetivo nosso é inserir o produtor nesse universo da comercialização de maracujá no Estado, o que é de consumo interno e o que é potencial para gente desenvolver e como organizar os arranjos produtivos de forma que a logística de produção e comercialização tenha mais efetividade. Para isso, a gente já está mapeando as agroindústrias de processamento de frutas já existentes e tentando viabilizar os planos de produção em torno da demanda dessas agroindústrias já existentes de forma a fomentar a produção da matéria prima e também alavancar o desenvolvimento da produção de maracujá no Tocantins”.

Programação

Na programação, José Rafael da Silva, do Viveiro Flora Brasil, inicia a capacitação com orientações sobre o cultivo da fruta, uso de mudas de qualidade e produção de mudas, plantio, sistema de condução, polinização e colheita.

No segundo dia, a palestra é com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Raul Castro Carriello, que vai abordar a seleção local de variedades; plantio consorciado, nutrição da planta; e pragas, doenças e seus controles.

No terceiro e último dia de curso, os participantes recebem orientação sobre irrigação do maracujazeiro, com o gerente de projetos da Borrachas Confiança, Marcelo Lucena; custos de produção (análise financeira e comercialização), com o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Delmácio Antunes; encerrando com o processamento da fruta na agroindústria, com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Robson Santos.

Unidade experimental

Paralelo às capacitações, o Ruraltins está também com uma unidade experimental de maracujá instalada no Centro Agrotecnológico do Tocantins, em Palmas. Com área plantada de 0,3 ha da espécie FB 200, de sementes cedidas pelo parceiro Flora Brasil, essa unidade servirá de vitrine para as capacitações, onde a expectativa é demonstrar o cultivo e manejo da fruta e a qualidade da produção.

Produção de Maracujá

De acordo com dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2017, no Tocantins, a área colhida é de 49 hectares, em 70 estabelecimentos rurais. Anualmente, a sua produção chega a 378 toneladas, tendo como principais produtores os municípios de Nova Olinda, Dianópolis, Xambioá, Aragominas, Araguaína, Esperantina, Itaguatins e Luzinópolis. No cenário mundial, o Brasil é o primeiro produtor mundial da fruta.