Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os moradores da Rua Bartolomeu Justiniano, em Natividade/TO, denunciam a crítica situação da via que, sem pavimentação e rede coletora pluvial, os impõe conviver rotineiramente com a água das chuvas inundado suas casas e causado incontáveis prejuízos. 

Ao Conexão Tocantins duas moradoras, que preferem não ser identificadas, contam que tudo piorou após o início da implantação da rede coletora pluvial em 2020, que, segundo elas, é de grande importância, mas não foi concluída. "Com a mudança de mandato ela foi abandonada e nada mais foi feito para que esta obra seja concluída. Vejo uma situação perigosa para os moradores e isto está nítido nos vídeos. É um descaso por parte do nosso gestor. Precisa urgente que se tome uma providência. Os moradores não merecem tamanho descaso", afirma uma das moradoras. 

A outra moradora, que reside ali há mais de 10 anos, reforça tratar-se de um grave descaso com os moradores. "Quando chove, aqui vira um rio. Entra nas casas, tem as fossas, a rua só o buraco, com cratera que cabe uma pessoa em pé. Quando chove é um Deus nos acuda! Um morador esses dias perdeu uma geladeira porque deu problema e a situação aqui está precária. Estamos aqui abandonados. Nós não somos gente para a gestão. A minha autoestima está lá embaixo. Estou muito decepcionada, muito triste. As casas ficam frias, molhadas e a gente fica com medo de estar deitado e não amanhecer porque é perigoso a casa cair e até matar a gente", lamenta. 

Na Rua Bartolomeu, segundo contam, há crianças, idosos e acamados. Quem mora na rua diz que a atual gestão não se esforça para socorrê-los e não liga para o que está acontecendo. 

Atuação de Vereadores

O vereador Joaquim Lino Suarte (MDB) está entre os vereadores que cobra a conclusão da obra de tubulação e resolução da questão. Requerimento com esse objetivo, de sua autoria, foi aprovado ainda em abril na Câmara Municipal. Ao Conexão Tocantins, ele confirmou os diversos problemas relatados pelos moradores. "Há casas prestes a cair e muros já caíram. Já fui no local de 10 a 12 vezes esse ano e a gente fica muito preocupado porque a situação lá é muito crítica", afirmou. 

Segundo Joaquim, além dele, a vereadora Thais Enfermeira apresentou requerimento intercedendo pelos moradores. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade. 

Resposta da Gestão 

O secretário responsável pela área de infraestrutura do município, Patrício Monteiro Borges, informou que ele, juntamente com uma equipe estavam in loco, nessa quarta-feira, 10, efetuando reparos para amenizar os problemas. "Hoje desviamos metade da água que desce na rua. Colocamos para outro local e estamos tentando fazer um serviço aqui para ver se ameniza a situação dos moradores. Eu e o prefeito sabemos que ninguém merece passar por isso", disse. 

Segundo o secretário, o problema é antigo, mas foi aumentado com a obra de 2020. "Esse problema vem rolando há muitos anos, desde que esse setor foi criado, e aumentou agora na gestão passada em que a prefeita tentou fazer uma obra já no final do mandato, no período da chuva e não deu conta de concluir. Tirou o asfalto da rua e colocou os tubos, mas começou o período das águas e a empreiteira desistiu e abandonou a obra. Acredito que já recebeu um pouco do que foi feito e a gente já judicializou a construtora, já está até no Diário Oficial, e eles não vêm concluir a obra e é por isso que está tendo esses transtornos", explica. 

Uma das moradoras confirma que realmente equipe da prefeitura esteve no local, mas que nesta quinta-feira, 11, ninguém apareceu. "Vieram ontem aqui, mexeram aqui, mais hoje não apareceram. Vieram, fizeram um vídeo mostrando que a prefeitura está preocupada, mas hoje não voltaram", contou. 

Imagem enviada ao Conexão Tocantins pelo secretário Patrício mostra equipe atuando na quarta-feira, 10, no local 

Imagem enviada por moradora ao Conexão Tocantins nesta quinta-feira, 11, mostra a situação da rua Bartolomeu Justiniano hoje 

 O atual prefeito é Thiago Jayme. A ex-gestora é Martinha Neto.