Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante o mês de novembro, o Sesc Tocantins promoveu uma programação especial no CineSesc. Foi uma homenagem a um dos maiores diretores da história: Federico Fellini, um grande mestre em obras literárias e cinematográficas. No dia 25, encerrando a temporada do CineSesc 2021, será exibido o filme Julieta dos espíritos, uma mistura de comédia e drama. As exibições acontecem sempre às 19h, nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína. Vale lembrar que todas as sessões são gratuitas.

No mês de novembro o CineSesc resolveu homenagear um dos grandes diretores do cinema mundial. Federico Fellini, que foi um diretor e roteirista de cinema italiano. Conhecido por seu estilo distinto, que mistura fantasia e imagens barrocas com terridez. Ele é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos.

Julieta dos espíritos (25/11, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)

Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Seus pais e sua família a distraem em um mundo higienizado. Mas ela descobre que seu marido que adora ingenuamente, tem sido infiel, se abrindo para um grande mundo mental em que seu espírito se mistura em sonho e realidade. Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser extraordinária de riqueza interior. A classificação é de 12 anos.

Sobre Federico Fellini

Nascido em 20 de janeiro de 1920 em Remini, Itália e considerado um mestre na arte de fazer filmes, Federico Fellini, filho de Urbano Fellini, um vendedor viajante e de Ida BarbiCarreira de Cineastaani era o mais velho de três irmãos. Com dons a escrita e ao desenho decidiu seguir carreira de caricaturista aos 18 anos de idade, mudou-se para Roma onde se dedicou a arte e ao jornalismo satírico. Em 1939 escreveu e desenhou para revista de humor "Marc Aurelio", no mesmo ano se regressou para Remini e em seguida voltou para Roma onde se matriculou na Universidade de Direito de Roma, a pedido dos seus pais, mas acabou não frequentando as aulas, de volta à revista, Marc Aurelio, ingressou no conselho editorial, junto com Ettore Scola, Cesare Zavattini, e Bernardino Zapponi, futuro roteirista de Fellini. Depois de escrever pequenos roteiros e piadas para comediantes de rádio, entrou para o cinema como assistente dos diretores Roberto Rossellini, Pietro Germi e Alberto Lattuada, quando adquiriu conhecimento da técnica da produção audiovisual. Federico Fellini grande autor de diversos desenhos e de uma escrita admirável faleceu no dia 31 de outubro de 1993 aos 73 anos em Roma, Itália.