Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

A Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), por meio da Gerência de Vigilância das Arboviroses, deu início nesta segunda-feira, 29, a “Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses” com ações simultâneas a serem realizadas até o dia 3 de dezembro.

O período de chuvas acendeu alerta das equipes de Saúde para o aumento de casos das doenças relacionadas às arboviroses, que são causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika e Chikungunya. 

A campanha em âmbito estadual pretende chamar a atenção dos gestores municipais, coordenadores e agentes de endemias, agentes de saúde, instituições públicas e privadas e população em geral sobre a importância do controle vetorial do mosquito Aedes aegypti. 

A campanha irá trabalhar peças publicitárias “on-line” pelas redes sociais para maior alcance da população e incentivar o trabalho de prevenção, enfatizando no tema “Com ações simples podemos combater o Aedes aegypti”. Outra vertente da campanha será a divulgação dos principais sintomas da doença, com recomendações para que a população, em caso de adoecimento, recorra, oportunamente, aos serviços da Atenção Básica, com vistas a evitar agravamento.

A bióloga em Saúde da SES-TO, Renata Braga, exemplificou durante a live que 10 minutos de vistorias nas residências, comércios, indústrias e prédios públicos e privados trazem grandes benefícios com a eliminação dos criadouros e controle vetorial.

Perciliana Bezerra, superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, conclamou todos os gestores municipais e suas equipes para uma grande mobilização estadual com o objetivo de sensibilizar a população quanto ao problema. “Ainda estamos travando uma batalha com o vírus da Covid-19, e já nos deparamos com um aumento significativo das doenças relacionadas aos arbovírus. Não podemos deixar que doenças como a dengue, Zika e chikungunya, totalmente evitáveis, provoquem um novo caos nas nossas unidades hospitalares. Está em nossas mãos, pois 80% dos criadouros estão dentro das residências. A população deve ser diretamente envolvida, além do engajamento de todas as esferas de governo para controlar este mosquito visando a prevenção de doenças”, reforçou.

A live contou com a participação do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Cleber José Borges Sobrinho, instituição parceira que compõe a Sala Estadual de Combate ao Aedes, que reforçou o compromisso social da instituição para realização de ações conjuntas e em suas unidades espalhadas pelo Estado.

Dados

Segundo a SES, em 2021, até o momento, 20 municípios confirmaram casos de Chikungunya, com registro de 129 casos confirmados este ano, representando um aumento de 486% com relação ao mesmo período de 2020 (com 22 casos confirmados).

Já com relação a dengue o Tocantins registrou 3.290 casos confirmados, representando um aumento de 98,7% contra os 1.656 casos registrados em 2020. Três óbitos foram registrados = nas cidades de Gurupi, Palmas e Rio dos Bois e três óbitos estão em investigação em Ponte Alta do Bom Jesus e Palmas.

Os casos de Zika foram registrados em 11 municípios, com aumento de 550% nos casos confirmados, sendo 2021 com 52 registros e 2020 com oito casos confirmados. (Com informações da SES)