Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A chuva deu uma trégua, o tempo abriu e produtores rurais associados da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso e atuação em 16 municípios, colocaram as máquinas na lavoura e iniciaram a colheita da soja cultivada na Safra 2021/2022.

A primeira das milhares de cargas chegou ao armazém da cooperativa na manhã deste sábado, 15. O agricultor Mário Back entregou 31.700 quilos (valor líquido) – com umidade 12,3, considerada ideal – da variedade CZ37B43 (com ciclo de 105 dias), plantada no dia 3 de outubro de 2021, na Fazenda Cedro, localizada no município de Santa Maria do Tocantins. No total, o associado plantou 1.100 hectares, de forma escalonada, e também já iniciou a semeadura de milho em uma gleba de 200 hectares de soja que começou a ser colhida.

O armazém, onde estão sendo concluídas as obras de reforma e ampliação, tem atualmente 36 colaboradores fixos e 41 safristas. Em fevereiro, quando se intensificará a entrega da oleaginosa, serão contratados mais 23 colaboradores por tempo determinado.

O gerente da Comercial Grãos, Nelzivan Carvalho Neves, lembra que é normal a ansiedade no início da recepção dos grão, pois não existe uma safra igual a outra, mas além das melhorias na unidade armazenadora que vão otimizar o processo de recepção e beneficiamento, a Coapa conta com uma equipe operacional experiente com muitos colaboradores que estão atuando há mais de cinco anos no armazém. “A cooperativa investe muito na capacitação dos colaboradores com cursos, treinamentos e palestras, que dão suporte e mais segurança aos profissionais. A equipe está pronta para receber a produção desta que pode ser a maior safra da história da Coapa”, aponta o gerente

Já o coordenador do armazém da Coapa, Roberto Zonta, reforça que os investimentos feitos na revitalização e ampliação da unidade vão trazer vários benefícios, entre eles, mais agilidade do recebimento de grãos já será ampliada a capacidade de recepção para 480 toneladas por hora, desde que os grãos cheguem com umidade dentro dos padrões.

Números

Conforme o gerente Comercial Insumos, Fernando Coelho, na Safra 2021/2022, 179 agricultores associados da Coapa, de 120 grupos familiares, plantaram uma área de soja estimada  em 70 mil hectares e preveem semear 35  mil hectares de milho.

A meta da Coapa é receber 150 mil toneladas de soja e 100 toneladas de milho.  (Ascom Coapa)