Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Matheus Alcântara

A Secretária Executiva da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro, visitou na manhã desta quinta-feira, 3, a segunda edição do Show Tecnológico Cerrado realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial em parceria com a Fundação ABC. O evento contou com a presença de agricultores cooperados e não cooperados, profissionais do ramo do agronegócio e  estudantes.

A Frísia já está operando há 16 anos no estado com entreposto localizado no município de Paraíso do Tocantins. A cooperativa conta, atualmente, com 110 cooperados em 20 cidades. De acordo com o gerente de Estratégia e Inovação da Frísia, Auke Dijkstra Neto, a feira é o momento onde a Frísia divulga o resultado dos estudos realizados na área e aproxima os produtores dos parceiros comerciais.

“Nós temos o primeiro entreposto construído na cidade de Paraíso e vamos inaugurar esse ano o segundo entreposto no município de Dois Irmãos, lá, nós já temos mais de 40 mil hectares de cooperados o que representa uma grande plataforma do Agronegócio no estado e com um crescimento muito rápido. A feira é o momento onde nós consolidamos todas as nossas parcerias comerciais aqui no Tocantins, mas principalmente onde trazemos o resultado das nossas pesquisas para os produtores”, comentou.

O evento tem grande importância para o cooperativismo no estado porque influencia os produtores a aderirem às cooperativas. No Tocantins, ainda há diversos nichos para serem explorados, como explicou a superintendente do Sistema OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, Maria José Oliveira.

“Ter a Frísia no Tocantins é motivo de orgulho para nós porque é uma cooperativa de referência no Brasil, então ela tem boas práticas que acabam sendo repassadas para as nossas cooperativas. Aqui no Tocantins nós temos muito espaço para desenvolver cooperativas, as que já existem, nós estamos apoiando, mas ainda existe um nicho bem grande para trabalharmos com outras atividades econômicas”.

Para a secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro, o evento é uma importante vitrine para empresas e traz excelentes oportunidades de negócios: “Viemos visitar a feira representando o secretário da pasta, Carlos Humberto Lima, e ficamos fascinados porque é uma grande vitrine para os negócios. A feira reúne grandes empresas e produtores do agro, então, aproveitamos para conversar com alguns representantes e explicar sobre os benefícios que oferecemos para instalação de indústrias no estado. Queremos ser parceiros das cooperativas e dos setores produtivos que movimentam nossa economia, além disso, o Tocantins está de portas abertas para receber novos investidores”, frisou.