Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerando a importância do trabalho de sanidade dos animais aquáticos, o potencial produtivo da piscicultura e a ascendência desta atividade no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciará a partir da próxima segunda-feira, 7, e segue até 31 de julho, o prazo para cadastro de todos os estabelecimentos aquícolas. A expectativa é cadastrar cerca de 2 mil unidades. Atualmente, existem apenas 256 estabelecimentos cadastrados junto à Adapec.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes, o cadastro será obrigatório para todos os piscicultores, tanto aqueles que estão na zona rural quanto urbana, independente da finalidade do estabelecimento aquícola.

“A Adapec é o órgão estadual que tem a missão de orientar na prevenção, controle e erradicação de enfermidades nas pisciculturas, através de medidas e ações sanitárias que visam manter a sanidade dos peixes. E o cadastro é uma das medidas fundamentais para o controle de doenças que afetam os peixes, por isso, conclamamos a todos os piscicultores que procurem o escritório da Adapec do seu município e realizem este cadastro,” pontua Elias.

O cadastro é gratuito e a regularização do empreendimento irá valorizar a atividade econômica. 

Na manhã da última quinta-feira, 3, foi realizada uma reunião on-line com os delegados e supervisores da área animal das onze regionais da Adapec, além dos chefes dos escritórios locais, para alinharem as ações de início do cadastro nos municípios.