Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As Salas do Empreendedor de Palmas e Araguaína estão no ranking de destaque nacional TOP 10 quanto ao número de atendimentos em 2021. Palmas consagrou o 7º lugar no ranking com 8.252 atendimentos e Araguaína a 9ª posição com 6.655. O Tocantins registrou um total de 20.813 atendimentos em todas as 39 Salas em funcionamento em 2021.

Em janeiro de 2022, as salas já registraram 1.488 atendimentos. Foram 1.413 orientações técnicas e o setor mais atendido foi o de Serviços, representando 46% dos atendimentos totais. Araguaína se destacou mais uma vez, registrando 799 atendimentos, seguida de Gurupi com 392 e Palmas com 204.

Para o gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta, “esse volume de atendimentos reflete o quão importante é a Sala do Empreendedor para os empreendedores locais. A intenção naquele espaço é disponibilizar para o pequeno negócio mais um canal de atendimento do Sebrae integrado com o rol de serviços prestados pela Prefeitura, diminuindo a burocracia e dando agilidade a todo o processo. A próxima etapa agora é traçar estratégias para alavancarmos ainda mais esse número e crescermos nesse ranking, no qual quem ganha é o contribuinte e os pequenos negócios”.

Os dados referem-se ao número de atendimentos registrados no Sistema de Atendimento do Sebrae (SAS) que, segundo o analista do Sebrae Cristiano Faquini, “podem ser ainda maiores, por isso reforçamos a importância do registro dos atendimentos nas Salas”. Ele acrescenta que “os setores da beleza e comércio varejista foram os que mais tiveram atendimentos nas Salas do Empreendedor no Tocantins, sendo que 82.7% correspondem a microempreendedores individuais”, explica o analista.

Edglei Rodrigues, analista Sebrae em Palmas, afirma que o alcance desse número de atendimentos é resultado da parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), visando a melhoria do ambiente e do processo de atendimento aos Pequenos Negócios no município. “Através da gestão e monitoramento dos atendimentos foi possível o registro eficaz no sistema SAS, para documentar o histórico de interação do cliente e possibilitar a evidência do esforço empreendido entre o Sebrae e a Prefeitura de Palmas em prol dos pequenos negócios. Esse processo desenvolvido possibilitou os resultados alcançados e poderá servir de modelo inclusive para outras regionais”, finaliza.

Sala do Empreendedor

As Salas do Empreendedor são espaços de convergência de ações e atividades entre o Poder Público Municipal e o empreendedorismo local. Os espaços vão além do físico e servem para facilitar, de forma estratégica, os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Nas Salas do Empreendedor do Tocantins as pessoas podem encontrar serviços voltados para o ambiente de negócios, cidade empreendedora, políticas públicas e agente de desenvolvimento.