Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins (ASSOETO), convocou os associados para mobilização nesta terça-feira, 22, visando cobrar do Governo do Estado a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Categoria.

Segundo a associação a tramitação do PCCR foi interrompido de “forma sorrateira e vergonhosa” pelo então titular da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, ainda em dezembro de 2021, quando teria priorizado, segundo a Assoeto, somente uma parte dos servidores de carreira, do mesmo concurso, ferindo o princípio constitucional da isonomia.

A manifestação quer chamar a atenção do governador Wanderley Barbosa para a categoria. Segundo a associação, até o momento o governador não se pronunciou de forma “compromissada” para sanar o problema, deixando de atender, segundo a Assoeto, mais de 380 famílias que se encontram frustradas e com sentimento de abandono por parte do poder público.

A presidente da Assoeto, Savya Maranhão Araújo, acredita que o governador Wanderlei Barbosa será sensível à causa da categoria. “Nós acreditamos que o governador Wanderlei Barbosa será sensível a essa causa e vai autorizar a retomada do processo, disponibilizando o orçamento necessário para conceder a regulamentação da categoria, através do PCCR, com o reajuste salarial e implementação das gratificações no salário dos servidores, ora já percebidas, como proposto anteriormente pela gestão”, afirma Savya.

A presidente ressalta que o PCCR, autuado o processo em 7 de julho de 2020, hoje, se encontra na Seciju, com as instruções processuais necessárias (pareceres) da Secretaria Estadual da Administração (Secad), Secretaria Estadual do Planjamento (Seplan) (2021), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Igeprev, dependendo apenas da autorização do Governo para seguir para a Casa Civil e posteriormente para a Assembleia Legislativa para aprovação dos deputados.