Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) alerta sobre o fim do prazo para as inscrições no processo seletivo da Organização da Sociedade Civil (OSC) referentes ao Edital de Chamamento Edital nº 01/2022. As organizações interessadas em participar do certame têm até o dia 2 de março para efetuarem as inscrições. Será selecionada apenas uma OSC para celebrar o Termo de Colaboração para a realização do projeto Sexta Cultural edição 2021/2022, que prevê a realização de 18 edições do evento.

Conforme as normas do edital, a OSC deve comprovar com atuação no âmbito artístico e cultural para celebrar o Termo de Colaboração destinado à elaboração de Plano de Trabalho para realização de 18 edições da Sexta Cultural 2021/2022, com edições em Palmas e no interior. O projeto está previsto para iniciar a partir de junho de 2022.

A Sexta Cultural abrange diversos segmentos artísticos e culturais do Tocantins com apresentações de música, circo, dança, teatro, grupos de cultura popular e tradicional (indígenas, quilombolas e afrodescendentes) e cultura urbana, e ainda, com a venda de artesanatos, comidas e bebidas.

O evento tem como objetivo promover e fomentar a produção e o intercâmbio cultural, buscando dar visibilidade às linguagens artísticas da música, circo, dança, teatro, à cultura popular e tradicional e aos artesãos tocantinenses, levando gratuitamente para o público de Palmas e cidades do interior do Estado músicas do cancioneiro popular do Estado e da nova geração da cena cultural tocantinense.

“O projeto fomenta toda cadeia artística do Tocantins, além de oportunizar a geração de renda aos pequenos comerciantes e a ainda fortalece a economia criativa dos municípios”, considera o presidente da Sectur, Hercy Filho.

Sexta Cultural

O projeto Sexta Cultural é considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais.