Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 10, a 278ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO). O encontro teve a presença dos conselheiros e servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), e foi realizado no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde (MS).

O secretário-executivo da SES-TO, Quesede Aires Henrique, explicou que as reuniões são essenciais para ofertar mais qualidade nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sabemos a importância e militância do Conselho de Saúde, e estamos à disposição para auxiliar e trabalhar juntos em prol da melhoria da saúde”, afirma o gestor.

Segundo o presidente do CES-TO, Mário Benício dos Santos, a reunião foi produtiva. “As deliberações feitas foram proveitosas, e nosso intuito é trabalhar em conjunto para ofertar qualidade aos tocantinenses que precisam do SUS", pontuou.

Deliberações da reunião

Entre as deliberações apresentadas na reunião, foi aprovado o novo projeto de Telemedicina “TO Saúde”, com disponibilidade da plataforma 24h, nos 7 dias da semana, além de ofertar consultas especializadas de segunda a sexta-feira. São 14 especialidades, sendo elas: Endocrinologia Pediátrica; Infectologia Pediátrica; Nefrologia Pediátrica; Neurologia Pediátrica; Psiquiatria; Endocrinologia; Cardiologia; Hematologia; Neurologia; Otorrinolaringologia; Urologia; Ginecologia e Mastologia. Ampliando o acesso dos usuários do SUS no Tocantins ao serviço de especialidade.

Também foi aprovada a proposta da SES-TO de reestruturação do Serviço de Triagem Neonatal – SRT, que será implantado no ambulatório infantil no Hospital Geral de Palmas (HGP).  Mantendo dentro da proposta o serviço de laboratório especializado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araguaína, a rede de coleta pelas unidades básicas de saúde, policlínicas ou maternidades e encaminhado as amostras para a APAE, que fará apenas as análises de triagem e resultado. Por fim, as demandas de consultas serão encaminhadas ao ambulatório da ala infantil do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Participantes

Além dos citados, também estiveram presentes na reunião ordinária, o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Tocantins, Luscleide Nazareno Mota; o defensor público, Freddy Alejandro e o promotor de justiça responsável pela saúde no município de Palmas, Thiago Ribeiro.