Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins divulgará os resultados do teste do Censo Demográfico em coletiva à imprensa na próxima quinta-feira, 17 de março, às 10 horas, na sede da Unidade Estadual situada, em Palmas. O evento contará com a presença de autoridades do município de Lajeado, onde foi realizado o teste, e representantes do IBGE.

No Tocantins, 12 recenseadores percorreram 13 setores censitários no município de Lajeado. Os testes incluíram todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE seguiram todos os protocolos contra a covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel. Os servidores trabalharam uniformizados com boné e colete com a logomarca do IBGE, crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizaram o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para registrar as informações.

Os moradores puderam verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Divulgação Nacional

O IBGE divulgará os resultados do Teste Nacional do Censo nas 27 Unidades da Federação. No Rio de Janeiro, haverá coletiva de imprensa virtual com a participação do presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto, do diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, e do diretor de Geociências, Claudio Stenner, às 10 horas.

É a primeira vez que o IBGE organiza um teste dessas proporções para o Censo e divulga seus resultados em caráter experimental. Todas as localidades serão recenseadas novamente a partir do início da coleta do Censo, em 1º de agosto.

De novembro de 2021 a fevereiro de 2022, cerca de 250 recenseadores percorreram 27 localidades com características diversas (comunidades, bairros, distritos ou municípios) em todos os estados e no Distrito Federal para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.

O teste colocou o IBGE em campo tanto em bairros de capitais – como em Belo Horizonte (MG), Macapá (AP) e Salvador (BA) – quanto em localidades mais afastadas – como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (AM), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis (SC). Os chefes de Unidades Estaduais do IBGE, os coordenadores técnicos do Censo e supervisores de comunicação nos estados estarão disponíveis para atender à imprensa local. (IBGE)