Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando esta semana no município de Rio Sono, na região nordeste do Tocantins, visitas técnicas em estabelecimentos aquícolas, orientando os piscicultores sobre enfermidades que afetam os peixes, realizando vigilâncias ativas e cadastros das pisciculturas.

Segundo a médica-veterinária da Adapec, Hemilayne Lucena de Abreu, nas visitas técnicas, a Agência leva até os piscicultores informações sobre doenças de notificações obrigatórias, distribui informativos sobre a piscicultura, faz vigilâncias ativas e o cadastro dos estabelecimentos. “No cadastro, verificamos tamanho dos tanques, as espécies de peixes, o controle sanitário, as origens destes animais e qual sistema de abastecimento de água dos tanques,” explicou Hemilayne Lucena.

Um dos piscicultores que já recebeu a visita técnica da Adapec e realizou o cadastro de seu estabelecimento, foi o senhor Raimundo Carlos Gomes Amorim, que possui três tanques, onde cria espécies como tambaquinga, tilápia, matrichã (conhecida popularmente como piabanha) e pintado. Segundo ele, faz um ano que iniciou na atividade de piscicultura. Antes tinha apenas um tanque de escavação e agora já são dois grandes com 600 metros quadrados no total, com estrutura de concreto. Ele aguarda os peixes chegarem à fase de peso ideal para comercializar os animais.

Cadastro de piscicultura

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes, disse que o cadastro de estabelecimentos aquícolas no Tocantins teve início no dia 8 de fevereiro e seguirá até 31 de julho deste ano.

“Aproveitamos para chamar a atenção dos piscicultores, tanto àqueles que estão na zona rural quanto na zona urbana e independente da finalidade do seu estabelecimento para procurarem o escritório da Adapec do seu município e fazer o cadastro obrigatório da sua piscicultura,” disse Elias Mendes, alertando que o cadastro é uma das medidas fundamentais para o controle de doenças que afetam os peixes.

De acordo com a Adapec, já foram cadastrados 127 estabelecimentos aquícolas no Estado e a expectativa é cadastrar cerca de 2 mil unidades até o final de julho. É importante ressaltar que o cadastro é gratuito e a regularização do empreendimento valorizará a atividade econômica.