Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Receita Federal anunciou a prorrogação do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O último dia, que seria 29 de abril, passa a ser 31 de maio e, de acordo com a Receita, o objetivo da prorrogação é diminuir eventuais efeitos da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações.

Apesar do prazo da entrega ter sido prorrogado, as datas para os lotes de restituição não foram alteradas, sendo que o primeiro está previsto para 31 de maio. O segundo e o terceiro lote serão restituídos nos dias 30 de junho e 30 de julho, respectivamente. O quarto lote está previsto para 31 de agosto; e o quinto, para 30 de setembro.

Até o final de março, a Receita Federal contabilizava quase 6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo.

Embora o prazo tenha sido prorrogado é importante que os contribuintes não deixem para fazer a declaração de última hora. "Devido a problemas recorrentes, como dificuldades na conexão e fluxo de alta demanda no site da Receita Federal, o importante é não deixar para última hora e assim evitar possíveis riscos e transtornos no momento de entregar a declaração", alertou a contadora, Ana Paula Guimarães.

As regras divulgadas para o ajuste anual deste ano determinam que estão obrigados a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, durante o ano de 2021, rendimentos tributáveis com valores acima de R$ 28.559,70.

Outro dado relevante, é sobre o imposto a pagar. "A Receita Federal prorrogou o prazo para o recolhimento também para 31 de maio. A taxa de juros cobrada para aqueles que optarem por parcelar o imposto a pagar, é um dado a ser levado em consideração, pois, atualmente está em 11,75% ao ano", finalizou a contadora.